As imagens foram registradas no fim de dezembro de 2024
Reprodução/Câmera de monitoramento
As imagens foram registradas no fim de dezembro de 2024

Uma onça-parda e três filhotes foram flagrados na Mata Santa Genebra, em Campinas. As imagens, capturadas no fim de dezembro de 2024 e divulgadas nesta segunda-feira (17), revelam um momento fascinante da vida selvagem. Este é apenas o segundo registro de ninhada de onça-parda na Mata, e a presença desses grandes predadores sempre traz uma alegria especial para os biólogos da região.

O biólogo Thomas Barrella destaca que a presença de uma onça-parda indica que a área possui todos os recursos necessários para a manutenção do indivíduo adulto e seus filhotes, sugerindo um ambiente equilibrado. Mas o que isso significa para a dinâmica da floresta? Esses grandes predadores desempenham um papel crucial, controlando as populações de outras espécies e evitando que uma única espécie se torne dominante, o que poderia prejudicar a saúde do ecossistema.

Desde 2012, as armadilhas fotográficas instaladas pela equipe técnica têm registrado a presença de onças-pardas, incluindo fêmeas e machos. Recentemente, duas fêmeas foram identificadas na Mata. Uma delas teve filhotes no primeiro semestre de 2024, enquanto outra foi filmada acompanhada de um macho e logo depois foi registrada prenha. Mas a verdadeira surpresa veio no final de 2024, quando a equipe se deparou com imagens de uma fêmea acompanhada por três filhotes, em vez de um, como se esperava.

As oncinhas permanecem sob os cuidados da mãe por cerca de um ano, antes de se aventurarem sozinhas em busca de um novo território. Curiosamente, a presença de duas fêmeas adultas se reproduzindo na Mata é um fenômeno raro, já que normalmente elas não compartilham território. Após consultar outros biólogos, foi descoberto que a mais velha permitiu que uma de suas filhas permanecesse na área, numa espécie de rito de passagem.

As onças-pardas, que habitam desde a Argentina até o Canadá, são animais solitários e noturnos, com uma pelagem castanha impressionante. Elas podem atingir até 1,5 metro de comprimento e pesar até 70 kg. Apesar de sua força, são animais que evitam o contato com humanos e buscam se manter longe de grandes ameaças.

A Fundação José Pedro de Oliveira está trabalhando para reconectar fragmentos de mata através de um corredor ecológico, permitindo que as onças circulem entre as áreas e garantindo sua proteção. O que mais essa fascinante família de onças-pardas nos revelará no futuro?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!