
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Gryphus para desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico internacional de drogas para a Europa, utilizando passageiros em voos comerciais que partiam do Aeroporto Internacional de Viracopos. A ação é resultado de uma investigação iniciada após duas prisões em flagrante, realizadas em 2023, e conta com mandados cumpridos nos estados do Paraná e Santa Catarina.
A investigação começou após a prisão de uma mulher, em março, e de um homem, em outubro, ambos detidos ao tentarem embarcar para Lisboa, Portugal, com drogas nas bagagens. De acordo com a PF, os dois foram aliciados pelo mesmo grupo criminoso, que atua com apoio de cúmplices brasileiros no exterior.
Com base nas informações reunidas, a 1ª Vara Federal de Campinas expediu cinco mandados de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de São José dos Pinhais e Pinhais (PR) e Camboriú e Itajaí (SC), além de dois mandados de prisão preventiva.
As investigações também revelaram o uso de documentos falsos — incluindo passaportes — por parte de integrantes da quadrilha, com o objetivo de sair clandestinamente do país e evitar a prisão.