Um dia após o governador João Doria (PSDB) anunciar o plano de retomada da economia no Estado de São Paulo , o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (28), a reabertura de comércios de rua, shoppings, escritórios, imobiliárias e concessionárias, conforme o previsto pelo plano.
Além disso, ele liberou o funcionamento de restaurantes, apenas na hora do almoço, e de igrejas e templos religiosos. Essa decisão foi além da determinação do Estado, que enquadrou Campinas na 'zona laranja' do plano. Apenas na 'zona amarela', fase seguinte, seria liberada a retomada dos restaurantes. Igrejas e templos religiosos não foram citadas em nenhuma fase.
O decreto com as novas regras deve ser publicado entre sexta-feira (29) e sábado (30) no Diário Oficial. A reabertura é uma tentativa de minimizar os danos econômicos causados pela paralisação adotada para combater a pandemia de Covid-19 . Por isso, o processo ocorrerá de maneira gradual, e existe a possibilidade de que as medidas sejam revogadas caso o número de infectados aumente.
Comércio de rua
Todos os estabelecimentos que decidirem retomar as atividades são obrigados a funcionar das 10h às 16h. Os espaços devem permitir a ocupação de apenas 30% da capacidade total. É obrigatório o uso de máscara protetora, tanto por atendentes quanto por clientes, assim como o distanciamento social. Funcionários com mais de 60 anos não podem trabalhar.
Leia também: Campinas vai além do plano de Doria e decide reabrir igrejas e restaurantes
Shoppings
As lojas que retomarem as atividades dentro de shoppings são obrigadas a funcionar das 14h às 20h. Os espaços devem permitir a ocupação de apenas 30% da capacidade total. É obrigatório o uso de máscara protetora, tanto por atendentes quanto por clientes, assim como o distanciamento social. Cinemas e teatros continuarão fechados. Funcionários com mais de 60 anos não podem trabalhar.
Escritórios
Prefeitura não fez especificações sobre carga horário. Poderão funcionar com 30% da capacidade, atendimento de uma pessoa por vez e com hora marcada. É obrigatório o uso de máscara protetora, assim como o distanciamento social. Funcionários com mais de 60 anos não podem trabalhar.
Restaurantes
Vão funcionar apenas no horário do almoço, com 30% da capcaidade e distanciamento entre as mesas. No período da noite, será mantido o esquema de delivery e drive thru utilizado desde o início das medidas de combate à Covid-19. Funcionários com mais de 60 anos não podem trabalhar.
Igrejas e templos religiosos
Podem funcionar com 30% da capacidade e terão que aplicar medidas de distanciamento durante os cultos, rituais e missas. Fiéis com mais de 60 anos não podem participar das celebrações.
Certificado e multa
O dono ou representante de qualquer tipo de estabelecimento ou instituição terá que se responsabilizar por eventuais descumprimentos das normas. Esse responsável será submetido a um rápido curso online e, após a conclusão do procedimento, assinará um 'Termo de Compromisso de Responsabilidade Social' e receberá um certificado.
O intuito é emitir uma prova de que ele está ciente das regras. Caso elas sejam descumpriadas, haverá punição com multa. Valores não foram divulgados. Quem assinar o termo, assumirá os seguintes compromissos:
• Afastar temporariamente funcionários que apresentarem os seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta e/ou diculdade em respirar e orientar que procure um serviço de saúde ou ligue no telefone 160.
Você viu?
• Incentivar a manutenção do Distanciamento Social para trabalhadores do grupo de risco
• Cumprir a obrigatoriedade do uso da máscara dentro do meu estabelecimento, por todos os funcionários e clientes, e fornecer a quantidade de máscaras em número suciente para cada funcionário.
• Orientar e incentivar a prática da etiqueta respiratória por todos os funcionários do meu estabelecimento.
• Providenciar sabonete líquido, papel toalha e lixeira em todas as pias de lavagens das mãos para uso dos funcionários e clientes do meu estabelecimento.
• Providenciar álcool 70% em gel para uso dos clientes e dos trabalhadores em locais de fácil acesso do meu estabelecimento.
• Orientar os funcionários para evitar o uso compartilhado de objetos.
• Manter o ambiente de trabalho limpo e arejado, com portas e janelas abetas, sempre que for possível.
• Identicar objetos e superfícies mais frequentemente tocados, com maior risco de contaminação no ambiente de trabalho, e garantir a desinfecção.
• Providenciar em quantidade adequada os produtos de higienização e desinfecção das superfícies e ambiente de trabalho (álcool 70%, água sanitária, sabão e outros produtos escolhido para a desinfecção).
• Orientar o funcionário responsável pela limpeza para fazer a desinfecção de forma correta, bem como orientar as medidas de segurança para que ele não fique exposto a contaminação.
• Avaliar a capacidade máxima de clientes e funcionários dentro do ambiente de trabalho de forma a garantir a distância segura.
• Proibir aglomerações de pessoas e limitar o número de clientes em atendimento, fixa xando a permanência de no máximo duas pessoas por grupo familiar.
• Organizar filas e fazer a marcação no piso garantindo o distanciamento mínimo.