Vestibular da Unicamp terá modificações por causa da Covid-19
Alex Matos/Unicamp
Vestibular da Unicamp terá modificações por causa da Covid-19


A Unicamp anunciou nesta sexta-feira (05) adaptações no vestibular 2021 , com medidas para reduzir o risco de contaminação pelo novo o coronavírus , mas ainda não definiu as datas. Segundo a Comissão Permanente para Vestibulares ( Comvest ), a primeira fase terá dois dias de prova para evitar aglomerações. A divisão entre os dias será feita de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Além disso, as questões da prova serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para sua realização passará de cinco para quatro horas. As mudanças foram aprovadas pela Câmara Deliberativa do Vestibular e aguarda pela publicação em edital. As inscrições para o vestibular da Unicamp começam no dia 31 de julho e terminam no dia 8 de setembro.

Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no mesmo dia, em um sábado. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, um domingo.

 “Já havíamos anunciado medidas relativas às características das provas, com adequação à atual realidade sanitária e escolar do país, e também a redução de obras de leitura obrigatória da prova de Literatura. Agora damos um passo adiante”, avaliar José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest.

Você viu?

 “A divisão em dois grupos de candidatos por dia permite menor circulação de pessoas e, consequentemente, menor aglomeração nos prédios. Além disso, tanto a redução do número de questões como do tempo em sala diminui o estresse de uma prova muito extensa”, completa.

Leia também: Covid-19: Campinas soma 2.456 casos e confirma mais cinco mortes

A previsão é que a primeira fase seja realizada em janeiro de 2021, enquanto as provas da segunda fase devem ser aplicadas em fevereiro. A confirmação, no entanto, depende da divulgação das datas do Enem, além de uma reunião entre representantes das universidades públicas paulista para evitar conflitos de calendário.

As provas

Questionada sobre as características da nova prova da primeira fase, a Comvest esclareceu que apesar de questões diferentes, as provas dos dois dias da primeira fase terão as mesmas características e distribuição por disciplinas.

Para cada dia de aplicação haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data (Ciências Exatas/Tecnológicas e  Ciências Humanas/Artes, no sábado e Ciências Biológicas/Saúde, no domingo).

A primeira fase será constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. As questões serão as seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!