Mesmo dentro do grupo de risco da Covid-19 , pessoas com mais de 60 anos continuam circulando pelas ruas de Campinas , muitas delas por não terem alternativa, uma vez que não têm alguém próximo para auxiliar nas tarefas diárias. Por isso, o Centro Educacional Integrado (CEI) “Padre Santi Capriotti” está oferecendo capacitação para voluntários que queiram prestar ajuda aos idosos durante a pandemia.
O auxílio envolverá atividades como fazer compras e pagar contas para as pessoas idosas que estão sozinhas , para garantir que elas fiquem em casa e não se exponham ao novo coronavírus nas ruas da cidade.
Leia também:
- UPA Carlos Lourenço é fechada ao público para atender somente casos de Covid-19
- Grupo busca doações para ajudar gestantes durante pandemia
“O CEI vai fazer essa capacitação, então quem tiver a disponibilidade, e queira fazer parte, se inscreva no Transforma Campinas . Você vai receber todas as informações, passar por um processo de acompanhamento com os cuidadores que compõem esse serviço, e você vai nos ajudar a acolher esses idosos e participar da vida deles para protegê-los”, explica a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.
Ante disso, a Prefeitura de Campinas já havia lançado, também em parceria com o CEI, o projeto “Empatia por Telefone, lançado para a participação voluntária de contadores de história, que vão entrar em contato com os idosos por telefone. Além de contar histórias, os voluntários também estarão disponíveis para conversar e ouvir história das pessoas idosas. Segundo Jocelaine, mais de 20 idosos cadastrados já estão recebendo ligações.
Como participar?
Os interessados em participar do projeto, tanto para auxiliar os idosos nas tarefas diárias como para contar histórias, devem se inscrever na plataforma do Transforma Campinas . Já os idosos que moram sozinhos e queiram o auxílio dos voluntários devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3231-1867