Jonas Donizette determinou proibição de cirurgias eletivas em Campinas
Carlos Bassan
Jonas Donizette determinou proibição de cirurgias eletivas em Campinas


O prefeito de Campinas , Jonas Donizette (PSB) , anunciou nesta sexta-feira (19) a proibição de cirurgias eletivas em hospitais privados. O decreto que regulamenta a determinação será publicado no Diário Oficial neste sábado (20).

"A cirurgia eletiva é aquela que a pessoa pode aguardar sem prejuízo para a saúde, e existem critérios médicos para tomar essa decisão. A cirurgia, por mais simples que seja, vai ocupar leito", disse Jonas.

Leia também: Covid-19: Campinas passa de 5 mil contaminados e confirma mais nove mortes

De acordo com a Prefeiutra , a decisão não se aplica às cirurgias de urgência em todas as especialidades médico-cirúrgicas, bem como às cirurgias oncológicas e cardíacas, desde que haja a devida justificativa no prontuário do paciente.

“O objetivo deste decreto é ter mais leitos livres e também conscientizar as pessoas de que este não é o momento para realização de cirurgias que não sejam essenciais”, explicou o prefeito.

Comércio

Também no sábado será publicado o decreto que determina o fechamento do comércio de rua e dos shoppings . Com isso, estabelecimentos que reabriram no último dia 8, terão que fechar novamente no dia 22, próxima segunda-feira, no mínimo até dia 29, quando a decisão será reavalida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!