As penitenciárias da RMC (Região Metropolitana de Campinas) somam até esta quinta-feira (9) o total de 79 casos confirmados de Covid-19 , entre detentos e funcionários das unidades em Campinas, Hortolândia e Americana , segundo um levantamento da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
Entre os confirmados, há ainda um óbito de um servidor de 59 anos da Penitenciária III de Hortolândia , que morreu pela doença no mês passado. O total de confirmados entre funcionários dos presídios da região chega a 39, com confirmação de casos por exame de PCR e teste rápido.
Leia também: Campinas passa de 11 mil casos e confirma mais 17 mortes
Do número de servidores, 12 casos são positivos nas penitenciárias de Campinas , 25 em Hortolândia e dois no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana (veja a relação completa abaixo). Segundo a SAP, todo servidor com suspeita de diagnóstico é devidamente afastado e mantido em isolamento em residência.
Já entre os detentos , são 13 casos positivos em Campinas, sendo dois feitos por exame PCR e 11 por testes rápidos, e 27 em Hortolândia, sendo um confirmado pelo exame laboratorial, e outros 26 por testagem rápida.
Em nota, a SAP afirmou que realiza uma busca ativa para identificar os casos da doença entre a população prisional, e afirmou seguir as determinações do Centro de Contingência do coronavírus , avaliando permanentemente e direcionando ações para o enfrentamento da pandemia.
Entre as ações elaboradas durante o período, estão a suspensão de atividades coletivas, a busca de casos suspeitos, e a restrição de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional dos presídios, além de quarentena aos novos presos e monitoramento dos grupos de risco.
Casos entre os presos
Campinas
CDP- 2 casos confirmados por exame de PCR (um já retornou ao convívio e o outro permanece isolado)
CPP- 11 casos positivos por teste rápido (dois receberam alvará de soltura e nove já retornaram ao convívio)
Hortolândia
Você viu?
Penitenciária II- 1 caso confirmado por exame de PCR- preso foi para o regime semiaberto
Penitenciária III- 1 caso positivo feito por teste rápido- preso saiu por alvará
CPP- 25 casos positivos por teste rápido- nove já deixaram o isolamento e 16 seguem afastados;
Casos entre os servidores
Campinas
CDP- 6 casos confirmados, sendo 4 por exame PCR e 2 por testes rápidos, todos já retornaram para as atividades;
CPP- 5 confirmados, sendo 2 por exame PCR e 3 por testes rápidos, todos já retornaram para as atividades;
Penitenciária Feminina - 1 caso confirmado por teste rápido- já voltou ao trabalho
Hortolândia
Penitenciária III- 5 confirmados, sendo um óbito, dois exames por PCR e dois por teste rápido, os funcionários já voltaram as atividades;
CDP- 6 confirmados, sendo quatro por PCR e dois por testes rápidos- dois permanecem afastados e dois já voltaram as atividades;
CPP- 14 confirmados por PCR- sendo que nove retornaram e cinco permanecem afastados
Americana
CDP: 2 confirmados por PCR, sendo que um permanece afastado