A Guarda Municipal de Campinas apreendeu nove veículos, fez 13 atuações de trânsito e fechou um bar durante operação realizada durante o final de semana, entre sexta-feira (10) e domingo (12). A ação foi realizada com base na Lei do Pancadã o, que coíbe o uso de som automotivo em bairros da cidade. No contexto da pandemia de Covid-19, encontros em torno dessa prática estão gerando aglomerações nas ruas.
Além de fiscalizar veículos, os guardas fecharam um bar no Parque Industrial, no sábado. O estabelecimento foi orientado a fechar por estar proibido o funcionamento durante a quarentena. Uma aglomeração de pessoas na rua foi flagrada e dispersada.
Leia também: Tentativa de assalto acaba com um morto e um preso na Vila União
O valor da multa de carro flagrado com som alto pela Lei do Pancadão é de 500 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs) na primeira infração. A UFIC está em R$ 3,6161, ou seja, R$ 1.808,05.
Legislação prevê que, em caso de reincidência, a multa dobra e depois quadruplica. Também podem ser aplicadas penalidades de trânsito, como se o veículo estiver estacionado em lugar proibido, em cima de calçada, por exemplo. A pessoa também paga as taxas de guincho e diárias de permanência no pátio.