ACidade ON

Unidade CASA Carlos Gomes, em Campinas.
Reprodução/Google Maps
Unidade CASA Carlos Gomes, em Campinas.


A testagem realizada na última semana em quatro unidades da Fundação Casa em Campinas apontou 44 contaminados pelo novo coronavírus, causador da doença  Covid-19, dentro das instituições. Dos confirmados, 18 adolescentes tiveram o resultado positivo para a doença, além de 17 servidores e nove funcionários de empresas terceirizadas que atuam nos centros socioeducativos.

Ao todo, foram realizados 600 testes rápidos feitos em parceria com o Instituto Butantan. Os exames começaram a ser feitos na última quinta-feira (2), após a fundação contabilizar um adolescente com suspeita, e seis servidores já afastados por contaminação positiva. Os testes foram aplicados nas unidades Campinas, Maestro Carlos Gomes, Andorinhas e Amazonas. 

Leia também: Jovem de 16 anos morre atropelado por ônibus

Você viu?

Na última semana, a SAP (Secretária de Administração Penitenciária) confirmou também 79 casos de covid-19 em detentos e servidores nas penitenciárias da RMC (Região Metropolitana de Campinas), entre eles um óbito pela doença.

Afastados

Segundo a fundação, os servidores e funcionários terceirizados com a confirmação foram afastados do trabalho por 14 dias, e vão permanecer em isolamento domiciliar. Já os adolescentes da unidade foram isolados em espaços específicos nos centros de atendimento socioeducativos. 

Em nota, a Casa afirmou que criou desde o começo da pandemia um comitê de gerenciamento de crise, visando preservar a vida dos adolescentes em atendimento e dos servidores, promovendo um ambiente seguro. 

Ainda de acordo com a fundação, todo novo adolescente que entra no sistema socioeducativo, tendo ou não sintomas gripais é colocado em isolamento para evitar a disseminação entre os demais jovens e funcionários. Além disso, a Casa afirmou que disponibiliza máscara aos adolescentes que testaram positivo para a doença. 

As atividades presenciais nos centros foram suspensas já em março. Como medida de proteção estão proibidas visitas dos familiares, atividades religiosas, palestras, serviços voluntários, aulas da educação escolar e cursos e oficinas. Além disso, as saídas externas dos adolescentes também foram suspensas, exceto em casos urgência e emergência.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!