Campanha de conscientização em Campinas.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Campanha de conscientização em Campinas.


A taxa de transmissão do novo coronavírus em Campinas caiu nos últimos dias, de acordo com anúncio feito pelo prefeito Jonas Donizette nesta sexta-feira (31). Após atingir alta de 1.8 na segunda quinzena de maio, a taxa caiu para 1.4. Agora, com nova redução, está em 1.0, o que significa que cada paciente positivado transmite a doença para no máximo uma pessoa.

Segundo a prefeitura, essa é a menor taxa de transmissão já registrada. Durante entrevista coletiva, o secretário da Saúde, Carmino de Souza, relacionou a redução ao distanciamento social.  

"A taxa de transmissão está diretamente ligada ao distanciamento social, se as pessoas ficarem separadas não tem como transmitir. Enquanto não tivermos uma solução definitiva, o distanciamento social precisa ser mantido".

Leia também: Covid-19: Campinas passa de 18 mil casos e confirma mais 10 mortes

O secretário também explicou que, apesar de considerar a queda como uma boa notícia, a diminuição de riscos mais efetiva só virá quando a taxa for menor que 1.0. “Nós vamos ficar muito mais tranquilos quando estiver abaixo de um. Está bom em relação ao que nós vivemos, mas ainda tem que abaixar um pouco mais”, avaliou.

Plano SP

Como já havia sido antecipado por Jonas Donizette, Campinas continua na fase laranja do Plano São Paulo. Com a redução da taxa de transmissão e da ocupação de leitos de UTI, que ficou abaixo de 80% pela primeira vez em dois meses, existe a expectativa de que o município avance à fase amarela do Plano na próxima sexta-feira (8).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!