
A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse nesta segunda-feira (3) que "existe uma possibilidade muito grande" de Campinas avançar para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo, de flexibilização da quarentena, a partir da próxima semana.
Hoje, Campinas está completando uma semana na fase laranja, que permite a abertura do comércio de rua, shoppings, escritórios e concessionárias de veículos durante quatro horas por dia para atendimentos presenciais.
Você viu?
Leia também: Covid-19: Com 18.995 casos, Campinas confirma mais sete mortes
Na fase amarela, o comércio e shoppings (inclusive a praça de alimentação, desde que seja em local aberto) podem funcionar durante seis horas por dia, e também podem abrir restaurantes, bares, salões de beleza e academias.
O comércio e os shoppings também podem aumentar a capacidade de atendimento de 20% para 40%. No caso dos restaurantes, podem funcionar somente aqueles que operam em espaço aberto, durante seis horas por dia, e com atendimento até no máximo as 17h.
O funcionamento por seis horas diárias e 40% da capacidade também se aplica aos salões de beleza. Para as academias, a capacidade autorizada é de 30%, também durante seis horas por dia, com agendamento prévio e hora marcada. Aulas em grupo continuam suspensas.


Quase lá
Segundo a secretária, a expectativa se justifica pelos indicadores atingidos pela região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas. "A ocupação de leitos de UTI está em 68,5% e o número de óbitos caiu 8% em uma semana", disse Patrícia Ellen.
"Se mantiver (esses indicadores) até sexta, existe uma possibilidade muito grande de Campinas avançar de fase, estamos nessa expectativa", afirmou.