Parques serão reabertos gradualmente em Campinas.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Parques serão reabertos gradualmente em Campinas.


A Prefeitura de Campinas publicou nesta terça-feira (11) as regras para a reabertura dos parques e clubes na cidade durante a fase amarela da flexibilização da quarentena de combate ao novo coronavírus (covid-19). 

A data da reabertura dos parques ainda não vou divulgada pela Administração, mas o prefeito Jonas Donizette (PSB) afirmou na semana passada que isso ocorreria a partir do próximo sábado sexta-feira (15). Mais detalhes devem ser divulgados nesta quarta pelo governo municipal. 

O documento detalha as regras e medidas sanitárias que os parques, estabelecimentos, clientes e visitantes devem seguir para manter o avanço da infecção sob controle. 

Leia também: Campinas tem 79,4% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19

Entre as regras estão o uso obrigatório da máscara de proteção, a disponibilização de álcool em gel nas entradas e saídas dos parques e clubes e o cumprimento do distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas. 

Os locais também deverão manter o controle de acesso ao público, reduzindo a 30% da capacidade no caso de parques e 40% no caso dos clubes. 

Lanchonetes e quiosques de venda de alimentos e souvenires podem funcionar desde que respeitem o horário de funcionamento do parque e sigam os protocolos específicos do setor.

Você viu?

Os banheiros e lavatórios devem ser higienizados antes da abertura, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas. Protocolos de desinfecção devem ser seguidos rigorosamente. 

Os bebedouros também devem ser higienizados com frequência, e os de uso direito (que são acionados por botão) devem ser trocados ou desativados. A Prefeitura recomenda os modelos de bebedouros com torneiras que servem exclusivamente para encher garrafas ou copos. 

Os estabelecimentos que voltarem a funcionar durante a fase amarela terão de emitir e destacar a Declaração de Estabelecimento Responsável no local. 

SEGUEM PROIBIDOS 

As medidas também determinam que as quadras poliesportivas, áreas de lazer infantil, áreas de exposições e áreas fechadas como bibliotecas, salas de atividades, museus, viveiros, entre outros, permaneçam fechadas durante este período. 

Além disso, aulas coletivas de ginástica, corridas em grupo, reuniões, exposições, competições, campeonatos esportivos, shows e apresentações musicais também seguem proibidas durante a fase amarela da flexibilização da quarentena. 

FUNCIONÁRIOS 

A Prefeitura recomenda que os estabelecimentos monitorem diariamente a presença de sintomas estre os funcionários e impedir a permanência dos que apresentarem sintomas e orientar a procurar atendimento médico. 

Os trabalhadores sintomáticos que mantem contato com familiares com a suspeita da doença devem ser afastados por 14 dias a partir do início dos sintomas do parente infectado. 

Já os trabalhadores do grupo de risco da covid-19 devem seguir em casa e continuar a realizar o trabalho de forma remota. 

A Prefeitura também recomenda que seja mantido um registro diário de funcionários, colaboradores e sócios que estiveram no clube, assim facilitando a busca dos contatos caso alguém teste positivo para a doenças.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!