O vereador André von Zuben (Cidadania) , ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, foi o entrevistado do iG nesta quarta-feira (12), em mais um episódio da série de lives com pré-candidatos à Prefeitura de Campinas . Em conversa com os jornalistas Aloy Jupiara, Bruno Accorsi e Ricardo Galupo, von Zuben avaliou a atual situação da cidade e discorreu sobre ideias para solucionar problemas locais.

A entrevista pode ser vista nas páginas do  Facebook e do Youtube do iG.

Durante a entrevista, o pré-candidato do Cidadania disse que pretende desburocratizar a Prefeitura e atrair novas empresas, com facilitações para obtenção de crédito, como maneira de acelerar a retomada após as consequências geradas pela pandemia.

“Nós vamos criar um fundo de aval na cidade para que fique mais fácil que pequenas e médias empresas consigam tomar empréstimos. Eu acredito que com isso você cria um ambiente mais favorável para o que existe em Campinas e atrai empresas de fora, gerando empregos”, comentou.

Leia também: Eleições: Wanderley de Almeida é o entrevistado do iG nesta quinta (13)

O vereador também prometeu uma ‘política mais agressiva’ de atração de empresas, com reduções do IPTU em setores específicos. “Nós não vamos aumentar o IPTU. Vamos reduzir o PTU em setores estratégicos que possam gerar empregos na cidade e, consequentemente, fazer a roda da economia girar, o que vai trazer mais receitas para prefeitura”

Você viu?

Transporte

Ao comentar sobre a questão do transporte coletivo, von Zuben apontou para a necessidade de garantir subsídios junto aos governos federal e estadual. Além disso, garantiu que, caso venha a ser prefeito de Campinas, a passagem não aumentará, pelo menos durante 2021. “O primeiro ano do nosso governo não terá aumento de passagem, esse aumento será compensado por subsídios. Estou falando primeiro ano porque é o que tenho capacidade de afirmar hoje”, afirmou.

Outro assunto abordado foi o andamento das obras do BRT, que podem ser entregues até o final deste ano, mas o funcionamento integral do sistema vai depender de uma concessão. Segundo o pré-candidato, é preciso aproveitar essa oportunidade para mudar o modelo de cobrança utilizado atualmente na cidade.

“Se ficar para o nosso governo, nós vamos lidar com essa concessão, principalmente, em um aspecto fundamental. Hoje a remuneração (das empresas de transporte) é por número de passageiros. Quanto mais passageiros ele transportar em um veículo, mais lucro ele tem por viagem. Vamos mudar essa lógica: vai ser pago por quilômetro rodado. Assim, ele não tem necessidade de entupir os ônibus de manhã cedo ou no final do dia, o que gera mais lucro para empresas”, avaliou.

Educação

Para a educação, André von Zuben quer mais escolas em período integral, com ensino bilíngue. Além disso, propõe a implantação de aulas de robótica e cursos de empreendedorismo, com parceria do Sebrae. “Ensino de empreendedorismo vai despertar nas crianças as habilidades e competências de um empreendedor”.

O pré-candidato

André von Zuben é bancário e entrou para a política em 2009, quando assumiu os cargos de Secretário da Habitação e presidente da COHAB, durante a gestão do Dr. Hélio, ficando no comando da pasta até 2011. No ano seguinte, foi eleito vereador pela primeira vez. Então, em 2016, foi reeleito para o segundo mandato consecutivo, mas assumiu, já em 2017, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Social e do Turismo. Deixou a pasta em junho deste ano, para disputar as eleições.

O pré-candidato do Cidadania também foi presidente do Centro Socioeducativo Semente Esperança, ONG que que atende crianças e adolescentes e suas respectivas famílias em situação de vulnerabilidade social, e presidente do Conselho de Entidades da FEAC.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!