ACidade ON

Alunos da escola municipal do Parque Oziel, durante entrega de kits de material escolar, em fevereiro, antes da pandemia.
Fernanda Sunega
Alunos da escola municipal do Parque Oziel, durante entrega de kits de material escolar, em fevereiro, antes da pandemia.


O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), declarou nesta sexta-feira (14) que ainda não há definições sobre a retomada das aulas presenciais na cidade, e é possível ainda que as aulas não voltem nem mesmo neste ano. 

"O prazo do Estado é de 8 de outubro, mas todas as possibilidades estão na mesa. Se não tivermos ok da Saúde para voltar, pode ser que não tenhamos as aulas voltando neste ano", afirmou.

Segundo Jonas, caso o aval seja positivo, as aulas só voltarão com as medidas de proteção supridas as crianças e profissionais. O prefeito ainda afirmou que espera a retomada de forma conjunta, com o setor público iniciando na mesma data que a rede particular. Desde junho, donos de escolas particulares têm pressionado governos estaduais e municipais para receber permissão para a retomada das aulas presenciais antes da rede pública.

Você viu?

"Não existe uma decisão formada para isso. A secretaria está avaliando, mas o meu desejo é que volte todos de forma conjunta, não quero fazer distinção entre escola pública e privada", afirmou.   

Cautela

Em Campinas, com a suspensão por causa da pandemia do novo coronavirus, as aulas estão acontecendo com uma plataforma on-line e distribuição dos materiais físicos aos alunos. Segundo a secretária de Educação, Solange Pelicer, as secretarias de Educação das cidades da região estão ainda avaliando a possibilidade de retorno, sem ainda uma conclusão sobre a data. 

Segundo a secretária, em relação a recuperação em setembro, que também foi anunciada pelo Estado, Campinas também não seguirá a medida. 

"O Estado anunciou a recuperação em setembro, mas nós vamos fazer essa recuperação comitente com quando as crianças voltarem as aulas. Quando retomar será feita a avaliação diagnóstica para avaliação do prejuízo e da defasagem", afirmou. Ela afirmou que nenhuma criança será reprovada neste ano.

Verba

Para a retomada, a Prefeitura ainda declarou que destinou ainda R$ 1,3 milhão recebido de verbas para a aplicação na Educação. Segundo o secretário de Saúde, Carmino de Souza, o dinheiro será uma parte do montante que deve ser gasto com a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras para crianças e funcionários, álcool em gel e equipamentos para garantir a segurança das aulas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!