Após o fechamento polêmico do Poupatempo na Avenida Francisco Glicério , em Campinas , no final de maio depois de 22 anos de funcionamento, a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) anunciou nesta sexta-feira (28) que reabrirá a unidade central no Paço Municipal.
Segundo o órgão do governo estadual, o local indicado pela Prefeitura de Campinas foi aprovado após análise técnica. No prédio da Administração, na Avenida Anchieta, deve ser instalada a segunda unidade do Poupatempo na cidade. Hoje, o serviço funciona apenas no Campinas Shopping e reabriu nesta semana após ficar fechado devido a pandemia.
O fechamento do Poupatempo da Glicério foi polêmico, com reclamações de moradores e movimentação da Câmara de Campinas para evitar a situação. Apesar disso, o governo decidiu manter a decisão, mas avaliou a proposta da Prefeitura.
Você viu?
Leia também: Centro de Saúde de Sousas reabre na próxima segunda
Na época, cerca de 150 pessoas foram demitidas do Poupatempo. A justificativa era que os serviços só funcionam agora por meio de agendamento e o fechamento, portanto, não atrapalharia no atendimento.
Segundo o governo, agora, compete à Prefeitura providenciar o convênio com o Estado e também a infraestrutura adequada, dentro dos padrões adotados pela Prodesp, para o atendimento ao cidadão.
"Chegamos a um bom entendimento com o prefeito Jonas Donizete e Campinas vai ter de novo a segunda unidade já dentro do modelo digital de estruturas mais enxutas, que o governador João Doria implanta em todo o estado de São Paulo", afirma Garcia.
DETRAN
Nessa reabertura durante a pandemia, o Poupatempo oferece serviços que necessitam da presença do cidadão - como a emissão do RG. Além disso, em Campinas, a unidade também vai absorver os serviços do Detran, incluindo a primeira CNH, após o fim dos atendimentos na unidade do Detran de Campinas, que também ficava no Campinas Shopping .