Filas e aglomerações foram registradas, na tarde dessa segunda-feira (1º), na unidade do Poupatempo de Campinas . Usuários reclamam que não conseguem realizar o agendamento prévio pela internet, o que é necessário para receber o atendimento no local.
A unidade do Estado localizada no Campinas Shopping , que passou a ser única na cidade, reabriu as portas há uma semana, em 26 de agosto, depois de cinco meses fechada por conta da pandemia de novo coronavírus (covid-19). A reabertura da semana passada também registrou filas e aglomeração.
Leia também: Três homens são presos por roubo e cárcere privado
Apesar do retorno ao atendimento, a unidade precisa seguir uma série de regras e medidas sanitárias para funcionar. Entre as essas regras, está a necessidade de limitar a ocupação máxima do local para apenas 30% da capacidade.
Leonardo Donizetti de Souza esteve no local ontem e gravou vídeos da situação. Confira:
Donizetti conta que há dias tenta agendar atendimento pela internet, mas sem sucesso. "Quando coloco o meu CEP, nem aparece disponibilidade de agendamento para Campinas", disse.
Você viu?
Ele está desempregado e tem urgência para solucionar um problema relacionado a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ontem, ele foi até a unidade do Campinas Shopping para tentar resolver a questão ou pelo menos agendar um horário para os próximos dias.
"Depois de cerca de duas horas na fila para tentar agendar o serviço, um funcionário nos avisou que os horários relacionados para CNH já estavam esgotados para ontem" contou. Ainda segundo ele, muita gente saiu revoltada da fila.
FECHAMENTOS
Além do fechamento da unidade central do Poupatempo, que foi definido no final de maio , o Estado de São Paulo também fechou a agência do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) do Campinas Shoppings, no mês passado.
A unidade do Detran do shopping existia desde 2015 e foi aberta em um projeto de modernização e desburocratização do órgão.
Com o encerramento destas unidades, os serviços que elas prestavam foram todos assumidos pelo Poupatempo do Campinas Shopping.
OUTRO LADO
O Poupatempo foi procurado pela reportagem para comentar as filas e a dificuldade nos agendamentos. Quanto as filas, o órgão reforçou a importância do agendamento digital, feita pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. Explica ainda que a oferta de vagas para agendar os serviços acontece conforme disponibilidade de data, mas que há redução na capacidade do atendimento por conta da pandemia de covid-19.
O Poupatempo não respondeu sobre as dificuldades que os usuários encontram efetuar o agendamento online. Leia a nota do órgão abaixo:
"Assim como acontece em todas as 35 unidades do programa já reabertas, a capacidade de atendimento foi reduzida para 30%. Neste momento só podem ser feitos presencialmente o RG, primeira emissão da CNH e os serviços de veículos que não são oferecidos de forma on-line. As demais opções continuam mantidas nas plataformas digitais, com mais de 80 tipos de serviços online. No Poupatempo Campinas Shopping, são 700 vagas, limite máximo permitido para a unidade. Hoje, temos 35 postos dos 75 existentes em funcionamento no Estado."