ACidade ON

Atendente mostra que está cumprindo normas de segurança na 13 de Maio.
Gilson Machado
Atendente mostra que está cumprindo normas de segurança na 13 de Maio.


Hoje é feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. O feriado ocorre em meio à pandemia do coronavírus e pela primeira vez, com a flexibilização de vários setores da economia. Alguns serviços ficam fechados, como os bancos e os Correios. Já o comércio de rua funcionará de forma facultativa. A seguir, confira o que abre e não funciona durante o feriado de 7 de setembro na cidade. 

Bancos - Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Comércio - O comércio da região central de Campinas terá ponto facultativo (abre quem quiser) nesta segunda-feira (7), feriado de Independência do Brasil. As lojas que abrirem funcionarão, segundo a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) das 9h às 17h.

Shoppings - vão funcionar no feriado no mesmo horário do domingo, ou seja, do meio-dia às 20h nesta segunda-feira.

Correios - As agências dos Correios estarão fechadas e abrem somente na terça-feira (8).

Poupatempo/Detran - Os postos não vão funcionar no feriado. Na terça-feira (8), o funcionamento volta ao horário habitual de cada unidade. Porém, os serviços são oferecidos mediante agendamento de data e horário, e com apenas 30% da capacidade de cada posto.

Prefeitura - A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial no feriado. O expediente nas repartições públicas, inclusive no Paço Municipal, será encerrado nesta sexta, às 18h, e retomado na próxima terça, às 8h.

Defesa Civil e Guarda Municipal - Atendimento 24h, com chamadas por meio dos telefones 199 e 153.

Sanasa/Água e Esgoto - O expediente administrativo será suspenso na segunda, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais, que podem ser solicitados por meio dos telefones 3735-5000 ou 0800 7721195.

Mercado Municipal - Abre das 7h às 13h, na segunda-feira. Nos demais dias segue o horário de rotina: segunda a sábado, das 7h às 18h, e domingo, das 7h às 12h (facultativo para os permissionários).

Feiras livres - Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume.

Bosques e Parques - A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás, assim como os demais parques da cidade, ficam abertos na segunda-feira. Lembrando que todos os parques e bosques estão funcionando, por enquanto, somente de quarta-feira a domingo, das 7h às 13h, por conta da pandemia da covid-19.

Sistema de Atendimento 156 - Segue o expediente do Paço Municipal e não funciona na segunda. O serviço retoma o atendimento na terça, às 8h.

Limpeza Urbana - A coleta de lixo domiciliar não funciona na segunda-feira. Mas no dia 8, a coleta noturna e a diurna ocorrerão normalmente. A coleta hospitalar será feita somente nos grandes geradores (hospitais). A coleta seletiva permanece suspensa por causa da pandemia. A varrição será feita em sistema de plantão.

Sistema Público de Saúde - Na segunda, os Centros de Saúde ficam fechados. As unidades que abrem aos sábados funcionarão normalmente. Lembrando que os Prontos-Socorros (Hospitais Mário Gatti e Ouro Verde), as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço e o Samu funcionam todos os dias, 24h.

CPAT - Fecha na segunda e retoma o atendimento na terça, em regime excepcional de atendimento devido à pandemia da covid-19, com agendamento prévio pelos canais 156 e Portal do Cidadão. As unidades nos Agiliza Ouro Verde e Campo Grande também ficam fechadas na segunda, dia 7, e retomam o atendimento na terça, dia 8.

Ceasa - A área administrativa encerrará as atividades hoje às 16h12 e retoma na terça às 8h, assim como o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar.

O Mercado de Hortifrutigranjeiros - funcionará no sábado, das 7h às 11h, e domingo estará fechado. Na segunda funcionará das 4h às 13h.

O Mercado de Flores e Plantas - funcionará sábado, das 8h às 13h, e domingo estará fechado. Na segunda abrirá para cadastrados às 6h30 e para o público em geral às 8h, fechando às 16h30.

O Varejão da Ceasa e a Feira de Orgânicos da Ceasa - funcionará no sábado, dia 5, das 8h às 13h.

ISA - O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação funcionará na segunda-feira, dia 7, das 7h às 12h.

Trânsito e transporte coletivo - A Emdec - mantém ativos os serviços essenciais e de emergência com equipes de trânsito e transporte, operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional.

As solicitações podem ser feitas pelo telefone 118, o "Fale Conosco Emdec"; ou site da Emdec na seção "Fale Conosco"; e também pelo aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS.

PAI-Serviço - O PAI-Serviço prossegue priorizando o atendimento aos serviços de saúde, com agendamento prévio. Garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. O PAI-Serviço atende pelo telefone 118 e também está disponível no aplicativo da Emdec.

Pátio - O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado. A liberação de veículos fica suspensa somente na segunda e será retomada. O atendimento do Pátio fica na Rua Dr. Salles Oliveira, nº 1.028, na Vila Industrial. O telefone para contato é o 3772-7148. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Procon - Os atendimentos pelo telefone 151, no Procon Móvel, bem como nas unidades de do atendimento do Agiliza e sede administrativa fecham segunda-feira e retomam na terça. As unidades que atendem no Poupatempo (Campinas Shopping) segue orientação do órgão e também fica fechado na segunda. O Procon Digital receberá reclamações via web e pelo aplicativo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!