Campinas teve recorde de temperatura neste sábado.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas teve recorde de temperatura neste sábado.


Campinas voltou a bater recorde de calor no ano neste sábado (12). Às 15h, os termômetros do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) registraram a marca de 35,6°C, a temperatura mais alta do ano até agora. Na última quinta-feira (10), fez 35°C e, na sexta (11), 34,9°C. Antes disso, a temperatura mais alta havia sido registrada em 17 de janeiro, quando fez 34,7°C.

Além do forte calor, a cidade também registrou uma das umidades relativa do ar mais baixa do ano. Segundo a Defesa Civil, na tarde desse sábado ela atingiu 14,9%.   

A cidade está desde hoje cedo em estado de atenção por conta da baixa umidade do ar e também em alerta para possíveis queimadas. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é a umidade do ar em torno de 60% para conforto do organismo.  

Leia também: Campinas deve continuar sem chuva até o dia 23
Ontem à noite e hoje cedo moradores de alguns bairros relataram uma forte fumaça no céu .

Tempo seco

O calor intenso é reflexo de uma forte massa de ar seco que cobre boa parte da região Sudeste. Na quarta-feira (9), a Defesa Civil do Estado havia emitido um alerta de calor intenso para a região neste fim de semana. A temperatura poderia chegar aos 40°C e a umidade do ar, ficar abaixo de 15%.  

Neste sábado Campinas completou 22 dias sem chuvas - a última precipitação foi no dia 21 de agosto, com 7,1mm. Segundo serviços de previsão do tempo, só deve voltar a chover na cidade depois do dia 23, com o início da Primavera.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!