Campinas tem mais dias quentes pela frente.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas tem mais dias quentes pela frente.


A partir desta quarta-feira (16), Campinas terá uma 2ª onda de calor extremo, alertou a Defesa Civil Estadual nesta segunda (14). O clima deve voltar a ficar "desértico", com temperaturas altas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar.

Na última semana, a região já passou por outra onda de calor, com recorde de temperatura no ano, com 35,6°C no sábado e uma das umidades relativas do ar mais baixas até o momento (12,9%).

Agora, a Defesa diz que a nova onda de calor deve começar na quarta e se estender até domingo (20), repetindo o período da semana passada. Na primeira previsão, a temperatura podia chegar até 40°C na cidade. Desta vez, no entanto, a previsão é que ela fique em torno de 32°C e 35°C.

Você viu?

Leia também: Incêndio atinge área de preservação de 10 mil metros quadrados

Além de Campinas, as cidades de Registro, Baixada Santista, Sorocaba, São José dos Campos e a Região Metropolitana da Capital também devem enfrentar o mesmo clima extremo. A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15% nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo.

Temperaturas mais quentes, entre 35°C e 40°C, estão previstas nas regionais de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru e Marília. 

RECOMENDAÇÕES 

Por conta deste cenário meteorológico, a Defesa Civil recomenda que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação.

Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes. 

SEM CHUVA 

Nesta segunda-feira, Campinas completou 24 dias sem chuvas. A última precipitação foi no dia 21 de agosto, com 7,1mm. Segundo serviços de previsão do tempo, só deve voltar a chover na cidade depois do dia 23, com o início da Primavera.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!