Alunos da rede municipal de ensino de Campinas, incluindo a educação infantil e o ensino fundamental, não terão as atividades presenciais retomadas nesse ano na cidade. A determinação foi publicada hoje (16) no Diário Oficial do Município por meio de um decreto sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas.
Apenas os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental terão o retorno das atividades presenciais a partir do dia 7 de outubro, como já foi informado. Porém, de forma facultativa - os pais podem escolher em deixar os filhos em atividades não presenciais acompanhando de forma on-line.
Leia também: Covid-19: Com mais 5 vítimas fatais, Campinas tem 1.150 mortes
Além dessas duas séries, também podem retornar na mesma data, os alunos do 4º termo da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também os estudantes dos últimos anos do ensino técnico do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas).
De acordo com a secretaria de Educação, estes dois anos (5º e 9º) foram escolhidos por marcarem o fim de um ciclo de atividades escolar - ensino fundamental 1 e 2. Ao todo, nessas duas séries, são 4.066 alunos na cidade. A rede municipal de ensino atende a 70 mil alunos (educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e programas de qualificação profissional).
Você viu?
DEMAIS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
Os demais alunos da rede municipal seguem com as atividades de forma on-line sem a opção das atividades presenciais nas escolas nesse ano. A Prefeitura havia feito uma enquete com os pais de alunos da rede municipal sobre a intenção deles sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas.
O resultado do questionamento apontou que a maior parte dos pais não quer a volta às aulas presenciais. Cerca de 80% da comunidade escolar votou contra a presença dos alunos nas salas de aula, mesmo com as medidas de proteção contra o novo coronavírus.
DEMAIS ESCOLAS
O decreto também define a retomada nas instituições privadas e estaduais no município - incluindo educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior autorizando o retorno presencial a partir de 7 de outubro. Até o dia 6 de outubro há um decreto proibindo a retomada das atividades presenciais.
Porém, para a reabertura as escolas devem seguir uma série de procedimentos. Clique aqui e confira o Protocolo Sanitário completo para o retorno das escola.
Confira algumas das determinações:
- Limitação da presença a até 35% do número de alunos matriculados;
- Proibição de atividades escolares que possam gerar aglomeração;
- Devem cumprir os protocolos sanitários gerais e específicos do setor, disponíveis em
https://covid-19.campinas.sp.gov.br
e em
www.saopaulo.sp.gov. br/coronavirus/planosp
;
- Escolas deverão ser higienizadas várias vezes ao dia;
- Carteiras com 1,5 metro de distância entre elas;
- Cada aluno vai ganhar um kit com duas máscaras, álcool em gel e uma garrafa de água, porque o bebedouro não irá funcionar de forma coletiva;
- Na entrada profissionais vão medir temperatura, higienizar as mãos e o material escolar;
- Alunos receberão prato feito na merenda;
- Transporte escolar terão novas regras, além de medir temperatura dos alunos e higienização;
- Funcionários terceirizados deverão seguir os mesmos protocolos de segurança;
- Cursos superiores da área de saúde mantém as regras já anunciadas em 21 de agosto;