O prazo para a realização de convenções partidárias terminou nesta quarta-feira (16), e as candidaturas à Prefeitura de Campinas
foram definidas, com os últimos concorrentes oficializados ao longo da terça-feira, quando ocorreram três convenções. A cidade tem 13 nomes para a disputa do Palácio dos Jqueitibás.
Agora, cada chapa tem até o dia 26 de setembro para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. A partir daí, começam também as propagandas eleitorais. Antes previstas para os dia 4 (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno), as eleições municipais foram adiadas para 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia de Covid-19.
Veja os 13 nomes que vão disputar o Palácio dos Jequitibás:
Ahmed Tarique (PMN)
Vice: Aristides Ferreira (PMN)
Formado em Ciências Sociais e marketing, Ahmed Tarique tem 27 anos e vai disputar uma eleição pela primeira vez. Professor do Estado de São Paulo e consultor político, ele é o presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN) em Campinas.
Alessandra Ribeiro (PCdoB)
Vice: João Carlos Lourenço (PCdoB)
Doutora em urbanismo pela PUC-Campinas, a candidata é Mãe de Santo Umbandista e mestra da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, batizada desta maneira em homenagem ao avô dela, Benedito Ribeiro. Além disso, exerce a função de gestora na Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede da Comunidade.
André von Zuben (Cidadania)
Vice: Valéria Monteiro (REDE)
Vereador eleito em 2012 e 2016, André von Zuben foi secretário do Desenvolvimento Econômico, Social e do Turismo de 2017 até junho de 2020, quando deixou a pasta para concorrer às eleições. Com isso, reassumiu o cargo de vereador.
Artur Orsi (PSD)
Vice: Capitão Pereira (PSD)
Orsi é advogado formado pela PUC-Campinas e foi vereador por três mandatos consecutivos, eleito pela primeira vez em 2004. Ele deixou a Câmara Municipal após concorrer à Prefeitura em 2016, quando ficou em segundo lugar, com 15,43% dos votos contra 65,43% do atual prefeito Jonas Donizette (PSB), ainda no primeiro turno.
Dário Saadi (Republicanos)
Vice: Wandão (PSB)
Dário Saadi deixou a secretária de Esportes no início de junho. Médico urologista, Saadi foi vereador por quatro mandatos, entre 1995 e 2012. Também foi presidente do Hospital Municipal Mário Gatti. Ele foi filiado ao Solidariedade até o final do ano passado. Antes, integrava o PSDB.
Delegada Teresinha (PTB)
Vice: Marco Aurélio Solto (PTB)
Primeira delegada de Defesa da Mulher de Campinas, em 1988, Teresinha de Carvalho é professora da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) e palestrante. De 2001 a 2008, foi vereadora na Câmara Municipal de Campinas por dois mandados consecutivos, com atuação focada no combate à violência doméstica.
Você viu?
Dr. Hélio (PDT)
Vice indefinido
Ex-prefeito de Campinas, Dr. Hélio foi eleito duas vezes seguidas,em 2004 e 2008, mas não terminou o segundo mandato porque foi cassado em 2011, ano que seria o penúltimo da gestão. Na ocasião, o político foi acusado de omissão diante de um esquema de fraude em licitações da Sanasa, que, segunda as investigações, contava com participação da esposa dele, Rosely Santos.
Edson Dorta (PCO)
Vice: Larissa Leonetti (PCO)
Formado em direito, Edson Dorta trabalha nos Correios desde 1994 e foi secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect) em 2003 e 2012. Concorreu ao cargo de prefeito de Campin, em 2016, e foi candidato a vice-presidente pelo PCO, em 2010.
Laural Leal (PSTU)
Vice: José Freitas Júnor (PSTU)
Petroleira desde 2002, Laural Leal trabalha na Refinaria de Paulínia (Replan) e já ocupou o cargo de presidente do PSTU Campinas, partido do qual é tesoureira. Além disso, foi candidata a deputada estadual nas eleições nacionais de 2014 e a vereadora nas eleições municipais de 2016.
Pedro Tourinho (PT)
Vice: Edilene Santana (PSOL)
Pedro Tourinho está no segundo mandato como vereador. Ele é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social na Unicamp e professor de Medicina de Família na PUC-Campinas. Foi membro do Conselho Nacional de Saúde, da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo e do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde.
Rafa Zimbaldi (PL)
Vice: Anna Beatriz Sampaio (PSDB)
Rafael Zimbaldi era filiado ao PSB, partido do prefeito Jonas Donizette, até abril, mas trocou a sigla pelo PL após disputas internas. Com passagens também por PTB e PP, Zimbaldi foi vereador por quatro mandatos, mas o último foi interrompido quando ele foi eleito deputado estadual.
Rogério Menezes (PV)
Vice: Adalberto Maluf (PV)
Ex-secretário do Meio Ambiente do atual governo, Menezes deixou o cargo em jungo. Esta será a segunda vez que ele tenta ser prefeito, após concorrer em 2012. Antes disso, foi secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, entre 2011 e 2012. Também foi secretário do Meio Ambiente em Marília (1997-2000) e de Diadema (2009-2010).
Rogério Parada (PRTB)
Vice: Marco Antônio de Freitas Pires
Presidente do PRTB em Campinas, Rogério Parada é advogado e empresário no segmento de telecomunicações e mineração. Em 2012, foi diretor comercial da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento). Esta é a primeira vez que ele se coloca na disputa de eleições.
Wilson Matos (Patriota)
Vice: Márcia Padovani (Patriota)
Novato na política, Wilson Matos morou por 25 anos nos Estados Unidos, onde abriu uma empresa que cuida de obras públicas em Washington. Empresário e engenheiro, é fundador do DC Hyper Fustal Academy, projeto social que ajuda imigrantes no processo de conseguir bolsas de estudo. No Brasil, ele atua como parceiro de projetos como a ONG Há Esperança, em Campinas.