ACidade ON

Região de Campinas tem aumento de 35% no número de candidatos.
Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Região de Campinas tem aumento de 35% no número de candidatos.


O número de candidatos a prefeito na RMC (Região Metropolitana de Campinas) cresceu 35% em 2020 se comparado às eleições de 2016. O levantamento foi feito junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com os dados, as cidades 20 cidades da RMC, em 2016, somaram 190 candidatos disputando a cadeira de Chefe do Executivo dos respectivos municípios. Neste ano esse número saltou para 258.


O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro, enquanto o segundo turno ocorre no dia 29 de novembro.

Você viu?

A cidade que mais tem candidatos é Campinas com 13. Já em segundo aparece Valinhos, com 11 e na sequência Americana, com nove. Já, o município com o menor número de candidatos que concorrem ao mais alto cargo do executivo municipal é Morungaba, com dois.

"Essa quantidade de candidatos dificulta a inteligibilidade do sistema. Fica mais difícil para o eleitor conseguir informação, ver propostas dos candidato", afirmou o professor de ciências políticas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, Oswaldo Amaral. 

NO LEGISLATIVO 

O número de candidatos ao cargo de vereador também cresceu. Em 2016 eram 9.214 concorrentes, contra 10.150 nas eleições de 2020 - um crescimento percentual de 10%.

O elevado número de candidaturas é explicado pela mudança nas regras que passaram a valer a partir deste ano, e que impediram a formação de coligações para as candidaturas a vereador, obrigando os partidos a lançarem chapas próprias - a intenção foi evitar a eleição dos "puxadores de voto".

Mais uma vez a cidade com o maior número de candidatos a vereador é Campinas com 936. Seguida de Americana, com 505 e Sumaré com 434.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!