ACidade ON

Os pais Marcos e Adriana com a filha Mariana, de 10 anos.
Arquivo pessoal
Os pais Marcos e Adriana com a filha Mariana, de 10 anos.


A família de Mariana Tambasco Piccolo , de apenas 10 anos , precisa urgentemente encontrar um doador de medula óssea para a menina, há três anos em tratamento contra a leucemia em Campinas . Para ampliar as buscas, os pais, Marcos Eduardo Piccolo e Adriana Aparecida Tambasco Piccolo, espalharam outdoors na cidade em busca de pessoas para doarem sangue e verificaram a compatibilidade genética com ela.

A menina não foi compatível com cerca de 5 milhões de doadores de medula óssea registrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) no Brasil e, por isso, a preocupação em ampliar as buscas pelo doador.

"Começamos fazer várias campanhas e estamos divulgando nas redes sociais. Queremos incentivar as pessoas a se tornar doadores. Essa é a nossa esperança", disse o pai. Segundo ele, os procedimentos de verificação de de compatibilidade e do transplante são simples e podem salvar a vida de Mariana.


Em Campinas, as faixas foram colocadas em locais de grande fluxo de veículos, como nos balões do Enxuto, do Tavares, da Escola de Cadetes e na entrada do distrito de Barão Geraldo.

"Quem está colocando são as mães e pais dos amiguinhos de escola da minha filha. Hoje ela está ainda em tratamento e não teve sucesso o primeiro protocolo. Estamos indo para o segundo protocolo para poder ir para o transplante", disse Piccolo.

Você viu?

A compatibilidade é verificada através de coleta de sangue realizada nos hemocentros. Já a doação, caso haja compatibilidade, é feita em um hospital (leia mais abaixo).

Doação não precisa vir de Campinas

A Mariana é moradora de Campinas, mas o cadastro para ser um doador e a coleta de sangue podem ser realizados em outras cidades do Brasil. Isso porque o sistema de software do Redome, do Instituto Nacional de Câncer, verifica a compatibilidade entre os doadores e os pacientes de diferentes localidades.

Em Campinas e região, as coletas de sangue para verificar a compatibilidade podem ser feitas nos hemocentros do Hospital Dr. Mário Gatti e da Unicamp e também em unidades volantes. No Instagram da menina, a família compartilha o calendário (@todospelamaritp).  

Uma das faixas colocadas na cidade para ajudar na campanha de Mariana (Foto: Arquivo Pessoal)

O TRANSPLANTE

O transplante de medula óssea é feito através da punção do líquido da medula óssea, localizado no osso da bacia. Segundo o site do Redome e a internação do doador é de 24 horas e o procedimento leva em torno de 90 minutos. A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

Já o transporte e a hospedagem de quem for compatível para o transplante é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ainda segundo o site do Redome, o número de doadores cadastrados são 5.212.391 e o número de pacientes em busca de doador não aparentado é uma média de 850.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!