Os cidadãos de Campinas escolhem um novo prefeito ou prefeita no mês e, para auxiliar na escolha dos candidatos, o ACidade ON perguntou aos 14 candidatos que concorrem à Prefeitura qual é o maior problema de Campinas atualmente.
Além de responder sobre qual é o maior problema de Campinas, os candidatos também foram convidados a explicar, em vídeo, qual é o principal projeto deles para a cidade.
Os campineiros elegerão um novo prefeito e vice-prefeito, além de 33 vereadores - dez a mais que as últimas eleições municipais, realizada em 2016. O primeiro turno da eleição será realizado em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso haja, em 29 de novembro.
Confira abaixo as respostas de cada candidato:
AHMED TARIQUE (PMN)
Ahmed Tarique Tombouctou Agio é professor do Estado e é candidato pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional), do qual também é presidente. Aos 27 anos, ele é formado em ciencias sociais e marketing e atua como consultor político.
ALESSANDRA RIBEIRO (PCdoB)
Alessandra Ribeiro é historiadora e urbanista com estudos voltados para a matriz africana. Ela é gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, Coordenadora da Pós Graduação em Matriz Africana - lato senso Facibra/Univida e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial.
ANDRÉ VON ZUBEN (Cidadania)
André von Zuben é vereador em seu segundo mandato na Câmara Municipal. Já foi secretário municipal de Habitação, presidente da Cohab Campinas e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.
ARTUR ORSI (PSD)
O ex-vereador de Campinas Artur Orsi, filho do ex-prefeito Edvaldo Orsi, tentou o cargo de prefeito nas últimas eleições, quando ficou na segunda posição e foi derrotado no primeiro turno por Jonas Donizette. Ele teve 76.250 votos - um percentual de 15,43%.
DÁRIO SAADI (Republicanos)
Dário Saadi é médico urologista formado pela PUC-Campinas. Aos 57 anos, ele já trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente. Foi eleito vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal.
DELEGADA TERESINHA (PTB)
Teresinha de Carvalho tem 64 anos e é formada em direito. Assumiu como delegada titular da cidade de Monte Mor em 1987, e foi titular da 1ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas.
EDSON DORTA (PCO)
Você viu?
Edson Dorta tem 48 anos e é formado em direito. Ele foi diretor do sindicato e da federação que representa os funcionários dos Correios, onde trabalha desde 1994.
DR. HÉLIO (PTB)
Hélio de Oliveira Santos é médico, foi duas vezes deputado federal e duas vezes prefeito de Campinas. Ele teve o mandato cassado na Câmara em 2011 por omissão em meio ao escândalo do Caso Sanasa. Ele afirma que foi perseguido e entende que já cumpriu os oito ano de cassação. Porém, o ex-prefeito de Campinas teve várias contas rejeitadas pela Câmara, o que, em tese, o torna ilegível até 2024.
LAURA LEAL (PSTU)
Laura Leal, de 44 anos, é petroleira desde 2002 e militante do PSTU desde 1994. Já foi candidata a vereadora em 2004 e 2012 e a deputada estadual em 2014. O vice na chapa será José Freitas (PSTU).
PEDRO TOURINHO (PT)
Pedro Tourinho é médico sanitarista e professor de medicina da PUC-Campinas. Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, quando teve 2.990 votos.
RAFA ZIMBALDI (PL)
Atual deputado estadual, Rafa Zimbaldi tem 39 anos e foi vereador em Campinas por quatro mandatos. O político foi ainda o mais votado na cidade nas eleições de 2016 e foi presidente do Legislativo por dois biênios.
ROGÉRIO MENEZES (PV)
Rogério Menezes tem uma carreira ligada ao meio ambiente. Entre os cargos públicos já ocupados por Menezes, o último foi a função como secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, no qual ficou de 2013 até este ano.
ROGÉRIO PARADA (PRTB)
Rogério Parada nasceu em Boston, nos Estados Unidos, mas como o pai estava a serviço do governo brasileiro, conseguiu a cidadania brasileira. Ele tem 54 anos e também é tenente da reserva da Aeronáutica.
WILSON MATOS (Patriota)
O empresário Wilson Matos construiu carreira nos Estados Unidos, país onde morou por 25 anos. Estudou engenharia em uma universidade em Washington, instituição em que também faz pós-graduação.