Canditados respondem: qual o maior problema de Campinas?
Reprodução: ACidade ON
Canditados respondem: qual o maior problema de Campinas?

Primeiro turno das eleições será realizado em 15 de novembro (Foto: Renan Lopes/ACidade ON Campinas)

Os cidadãos de Campinas escolhem um novo prefeito ou prefeita no mês e, para auxiliar na escolha dos candidatos, o ACidade ON perguntou aos 14 candidatos que concorrem à Prefeitura qual é o maior problema de Campinas atualmente. 

Além de responder sobre qual é o maior problema de Campinas, os candidatos também foram convidados a explicar, em vídeo, qual é o principal projeto deles para a cidade.   

Os campineiros elegerão um novo prefeito e vice-prefeito, além de 33 vereadores - dez a mais que as últimas eleições municipais, realizada em 2016. O primeiro turno da eleição será realizado em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso haja, em 29 de novembro.

Confira abaixo as respostas de cada candidato: 

AHMED TARIQUE (PMN) 


Ahmed Tarique Tombouctou Agio é professor do Estado e é candidato pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional), do qual também é presidente. Aos 27 anos, ele é formado em ciencias sociais e marketing e atua como consultor político.

ALESSANDRA RIBEIRO (PCdoB)


Alessandra Ribeiro é historiadora e urbanista com estudos voltados para a matriz africana. Ela é gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, Coordenadora da Pós Graduação em Matriz Africana - lato senso Facibra/Univida e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial. 

ANDRÉ  VON ZUBEN (Cidadania)


André von Zuben é vereador em seu segundo mandato na Câmara Municipal. Já foi secretário municipal de Habitação, presidente da Cohab Campinas e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. 

ARTUR ORSI (PSD)

O ex-vereador de Campinas Artur Orsi, filho do ex-prefeito Edvaldo Orsi, tentou o cargo de prefeito nas últimas eleições, quando ficou na segunda posição e foi derrotado no primeiro turno por Jonas Donizette. Ele teve 76.250 votos - um percentual de 15,43%. 

DÁRIO SAADI (Republicanos)

Dário Saadi é médico urologista formado pela PUC-Campinas. Aos 57 anos, ele já trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente. Foi eleito vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal. 

DELEGADA TERESINHA (PTB) 

Teresinha de Carvalho tem 64 anos e é formada em direito. Assumiu como delegada titular da cidade de Monte Mor em 1987, e foi titular da 1ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas. 

EDSON DORTA (PCO)

Você viu?

Edson Dorta tem 48 anos e é formado em direito. Ele foi diretor do sindicato e da federação que representa os funcionários dos Correios, onde trabalha desde 1994.

DR. HÉLIO (PTB)

Hélio de Oliveira Santos é médico, foi duas vezes deputado federal e duas vezes prefeito de Campinas. Ele teve o mandato cassado na Câmara em 2011 por omissão em meio ao escândalo do Caso Sanasa. Ele afirma que foi perseguido e entende que já cumpriu os oito ano de cassação. Porém, o ex-prefeito de Campinas teve várias contas rejeitadas pela Câmara, o que, em tese, o torna ilegível até 2024. 

LAURA LEAL (PSTU)

Laura Leal, de 44 anos, é petroleira desde 2002 e militante do PSTU desde 1994. Já foi candidata a vereadora em 2004 e 2012 e a deputada estadual em 2014. O vice na chapa será José Freitas (PSTU).

PEDRO TOURINHO (PT)


Pedro Tourinho é médico sanitarista e professor de medicina da PUC-Campinas. Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, quando teve 2.990 votos. 

RAFA ZIMBALDI (PL)

Atual deputado estadual, Rafa Zimbaldi tem 39 anos e foi vereador em Campinas por quatro mandatos. O político foi ainda o mais votado na cidade nas eleições de 2016 e foi presidente do Legislativo por dois biênios. 

ROGÉRIO MENEZES (PV)

Rogério Menezes tem uma carreira ligada ao meio ambiente. Entre os cargos públicos já ocupados por Menezes, o último foi a função como secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, no qual ficou de 2013 até este ano. 

ROGÉRIO PARADA (PRTB)

Rogério Parada nasceu em Boston, nos Estados Unidos, mas como o pai estava a serviço do governo brasileiro, conseguiu a cidadania brasileira. Ele tem 54 anos e também é tenente da reserva da Aeronáutica. 

WILSON MATOS (Patriota)

O empresário Wilson Matos construiu carreira nos Estados Unidos, país onde morou por 25 anos. Estudou engenharia em uma universidade em Washington, instituição em que também faz pós-graduação.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!