ACidade ON

Dia D de multivacinação e vacinação contra a pólio é neste sábado
Reprodução: ACidade ON
Dia D de multivacinação e vacinação contra a pólio é neste sábado



Será realizado neste sábado (17), o Dia D de mobilização nacional para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.  

No dia, a vacinação será reforçada com mutirão nos postos de saúde, com objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes.  

Você viu?

A campanha começou no dia 5 deste mês . A vacina contra a pólio é voltada para crianças de 1 a 4 anos, inclusive para aqueles que já tiveram recebido a dose anteriormente. Já a multivacinação pretende atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos.  

Em Campinas a vacinação será feita das 8h às 17h nos 66 CSs (Centros de Saúde), sendo que é importante levar a carteirinha de vacinação.  

Para garantir a segurança de todos na prevenção ao contágio do coronavírus, a Prefeitura declarou que as salas de vacina do município estão sendo organizadas seguindo protocolos de higienização e para manter o distanciamento social.

"Os pais não precisam se preocupar. Todas as unidades estão sanitariamente preparadas para receber as crianças e adolescentes. O pior é não levar seus filhos para vacinar, isso deve ser sempre prioridade dos pais", afirmou Jonas durante o anúncio da campanha.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, complementou que a vacinação é muito importante para a imunidade de crianças e adolescentes, e que a disseminação de noticias faltas têm deixado a cobertura vacinal abaixo da meta.  

"Campinas ainda está acima da média nacional em imunização. No entanto, por conta de circulação de falsas notícias, a cobertura vacinal tem ficado abaixo do esperado. As vacinas são seguras e as doenças que elas combatem são graves, como meningite, sarampo, febre amarela, todas estas têm altas taxas de mortalidade. A vacina mudou a história da humanidade e não se discute a sua importância", ressaltou o secretário.

METAS

A meta da campanha é vacinar 95% do público alvo da pólio. Ao todo são 58.803 crianças. Já a multivacinação pretende atualizar a carteira de imunização das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional. Neste caso, o objetivo é atingir a meta de cada vacina recomendada para as pessoas desta faixa etária. 

Entre as vacinas do calendário nacional estão tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice não viral, pentavalente (que previne doenças como difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite).

A Campanha Nacional tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país; facilitar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal da população alvo; aumentar as coberturas vacinais; diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.  

Em Campinas, segundo a Administração, a maior parte da população infantil está nas regiões Noroeste, Sudeste e parte da Sul.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!