Prefeitura libera trecho inicial do BRT Ouro Verde
Reprodução: ACidade ON
Prefeitura libera trecho inicial do BRT Ouro Verde

Trecho liberado passa pelas avenidas João Jorge e Amoreiras (Foto: Divulgação/Emdec)

O trecho inicial do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde já está liberado para circulação. O anuncio sobre a entrega do trecho foi anunciada nesta manhã (16) pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, em transmissão onde atualizou os números da covid-19 na cidade .  

O corredor, que já foi liberado ontem (15), proporciona a conexão entre o Terminal Central e o futuro Terminal BRT Campos Elíseos, passando pelas avenidas João Jorge e Amoreiras, com percurso de 5km de faixa exclusiva.  

Segundo a Prefeitura, esse foi o décimo trecho dos Corredores BRT liberado para circulação, totalizando cerca de 17 km. Com a entrega, cerca de 85% das obras estão concluídas. Ao todo, das 37 estações 20 foram entregues até o momento, e dos seis terminais previstos cinco ainda aguardam ativação.

Com a nova liberação, a conexão entre a região do Ouro Verde e o Centro pelo transporte público, volta a ser feita pelo corredor exclusivo da Amoreiras, e não mais pela Avenida Prefeito Faria Lima, facilitando o acesso aos hospitais Mario Gatti, Metropolitano e o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas).  

TRANSPORTE PÚBLICO

Com a liberação, dezoito linhas de ônibus do sistema convencional de transporte tiveram o itinerário otimizado, passando a circular no Corredor BRT. São elas as linhas 121, 131, 133, 140, 141, 142, 153, 154, 161, 162, 163, 164, 199, 213, 228, 317, 382 e 404. Juntas, elas transportam cerca de 62 mil passageiros diariamente.  

Você viu?

Quatro pontos de ônibus também foram ativados no corredor da Amoreiras. No sentido bairro, após a Rua São Carlos e na altura do SESI (Serviço Social da Indústria), e no sentido Centro, anterior à Rua São Carlos e oposto ao SESI. Futuramente, a operação do sistema BRT ocorrerá na Estação BRT Mário Gatti, que está sendo finalizada.  

Segundo a Prefeitura os pontos de ônibus localizados nas avenidas Prestes Maia e Faria Lima deixam de atender as linhas impactadas, e as linhas 118, 125 e 502 mantêm o atendimento na Faria Lima.  

Na Avenida João Jorge, as linhas seguem ainda realizando embarque e desembarque pela faixa da direita. O ponto de ônibus localizado em frente ao banco Bradesco foi remanejado para a altura do cruzamento com a Rua Dr. Salles Oliveira. Os demais pontos permanecem inalterados. As estações BRT (piso elevado) e BRS (piso baixo) João Jorge serão ativadas futuramente.

TRÂNSITO

Com a nova dinâmica de circulação, a transposição da Avenida das Amoreiras pela Faria Lima deixou de ser permitida definitivamente. Os motoristas que trafegam pela Prefeito Faria Lima com destino à região do Ouro Verde devem prosseguir pela avenida e acessar o próximo retorno, na altura ao Departamento de Parques e Jardins (DPJ), para chegar à Amoreiras.

O cruzamento passa a ocorrer em dois tempos semafóricos, ao invés de três, ampliando a fluidez viária no trecho. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h, ao longo do trecho liberado. Nos pontos que permanecem em obras, é reduzida para 40 km/h.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!