Dia D contra a Poliomielite: 7,1 mil doses são aplicadas em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Dia D contra a Poliomielite: 7,1 mil doses são aplicadas em Campinas

Realizada no último sábado (17), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Campinas teve 7.195 doses de vacina contra poliomielite aplicadas. Já com relação à Multivacinação, 3.380 crianças receberam vacina, sendo que 6.370 compareceram aos Centros de Saúde ou postos extras para verificarem a situação vacinal. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (19).

A Campanha começou em 5 de outubro e segue até o dia 30. As vacinas estão disponíveis em todos os 66 Centros de Saúde de Campinas. Os endereços podem ser consultados no link.

A campanha tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país; facilitar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais; e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.

Desde o dia 5 de outubro até o último sábado já foram aplicadas 12.771 doses de vacina contra a Poliomielite. Com relação à Multivacinação, 7.048 crianças e adolescentes receberam vacina no mesmo período.

PÚBLICO-ALVO

Podem se vacinar contra a pólio crianças de 0 a 4 anos. A Campanha atual é direcionada para crianças de 1 a 4 anos que recebem a gotinha. São 58.803 crianças. Para este público-alvo, a cobertura vacinal está em 21,7% e a meta é chegar a 95%.

Crianças menores de um ano recebem dose injetável. Já a multivacinação quer atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O objetivo é atingir a meta de cada vacina recomendada para esta faixa etária. Entre as vacinas estão tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice não viral e pentavalente. Segundo a Prefeitura, é importante levar a carteirinha de vacinação.

CONTRA AGLOMERAÇÕES

Para evitar aglomerações, é permitido apenas um acompanhante por criança e adolescente a ser vacinado. As salas de vacina foram organizadas com protocolos de higienização e para manter o distanciamento social. Pessoas com suspeita ou caso confirmado de Covid-19 ou ainda aquelas que foram expostas a casos suspeitos ou confirmados não devem comparecer às unidades de saúde.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!