Orquestra de Artur Nogueira grava homenagem a Eddie Van Halen
Reprodução: ACidade ON
Orquestra de Artur Nogueira grava homenagem a Eddie Van Halen

A fim de homenagear o guitarrista Eddie Van Halen, que morreu no último dia 6 aos 56 anos, a Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, fruto da Corporação Musical 24 de Junho e do Projeto Retreta, gravou um vídeo interpretando a canção "Jump", um dos maiores sucessos do Van Halen - banda fundada por Eddie. 

De forma on-line e sob comando do maestro Ricardo Michelino, o vídeo reuniu 52 músicos e os mais variados instrumentos, tais como violino, saxofone, trompete, trombone, flauta transversal, bateria e clarinete. 

A gravação ainda contou com a participação do artista Hudson Cadorini, na guitarra, e de Daniel Costandrade, no vocal.  

"A Música Jump fez parte da primeira edição do Rock Sinfônico (um dos concertos organizados pela orquestra anualmente) e agora, a pedido do Hudson, resolvemos fazê-la novamente por conta da lamentável perda precoce do Eddie", comenta Michelino.  


Para manter a sincronia e afinação, o maestro explica que os alunos gravaram suas partes com uma base e um metrônomo - aparelho que indica o andamento musical -, a fim de auxiliar a captação individual. Ao todo, foram necessários 10 dias intensos de gravações, além de ajustes de volumes, equalização e reverb - efeito gerado por ondas sonoras. 

"Após a captação individual, cada músico enviou o seu arquivo para o chefe do respectivo naipe, que por sua vez reenviou para uma pasta específica do google drive. De lá, nós da edição iniciamos a trilha, e durante o processo decidimos o roteiro de imagens e, paralelo a isso, acontece a mixagem, tudo de forma on-line", salienta. 

Você viu?

Essa não é a primeira vez que a orquestra produz vídeos tributos em casa. Como não foi possível a realização do Elvis In Concert, evento organizado anualmente pela orquestra em homenagem a Elvis Presley, os músicos gravaram um vídeo em junho com participação do tribute artist Shawn Klush, principal do mundo reconhecido pela Graceland, onde fizeram uma releitura da canção "Suspicious Minds". (VEJA AQUI) 

AULAS ON-LINE 

Devido à pandemia, as aulas do Projeto Retreta seguem o calendário normal, mas de forma remota. Os 20 professores atuam cada um em seu respectivo dia de aula e atendem aos quase 700 alunos matriculados no projeto. 

"Cada professor tem feito uma releitura e adaptação da metodologia do seu instrumento. Eles criam atividades, utilizam algumas já existentes e dessa forma temos conseguido manter o corpo discente. Os alunos realizam as atividades de diversas formas e retornam ao professor", explica. 

Desde a sua fundação, o projeto tem firmado parceria com grandes nomes da música, dentre eles o saxofonista Derico Sciotti, que compunha a banda do Programa do Jô, Hudson Cadorini, integrante da dupla sertaneja Edson & Hudson, dentre outros. 

"Todo o trabalho desenvolvido pela Corporação Musical 24 de Junho e o Projeto Retreta acontecem através da parceria com a Prefeitura de Artur Nogueira e o apoio cultural de muitos artistas do cenário brasileiro e internacional", finaliza Michelino.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!