A Policia Rodoviária
encontrou ontem (18) 165 filhotes de papagaios
e uma arara-vermelha
dentro de um carro. As aves estavam guardadas dentro de caixas no veículo que circulava pela Rodovia Adalberto Panzan, em Campinas
. Dois homens que estavam no veículo foram detidos.
Segundo a equipe, o veículo com placa de São Paulo foi abordado por volta de 17h. Nem o motorista, nem o passageiro do carro tinham autorização ambiental para transportar os animais
. De acordo com a Polícia, os animais também apresentavam sinais de maus tratos
.
De acordo com eles, as aves silvestres teriam sido capturadas na natureza, em Mato Grosso do Sul. A Policia Militar Ambiental também foi acionada para a ocorrência.
Os homens foram encaminhados para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas. A ocorrência foi registrada como crime de maus tratos, transporte ilegal e tráfico de animais silvestres. Os acusados, no entanto, assinaram um termo de compromisso e foram liberados em seguida.
Os animais foram encaminhados para a ONG Mata Ciliar, em Jundiaí. Vale lembrar que a arara-vermelha é um animal ameaçado de extinção, e que a criação de aves da fauna silvestre exótica necessita de autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Manter os animais em cativeiro sem licença ambiental é crime, e pode levar a multa ou a detenção.