Clube de leitura do Memorial da América Latina discute obra de João do Rio
Reprodução: ACidade ON
Clube de leitura do Memorial da América Latina discute obra de João do Rio

O Memorial da América Latina promove, no dia 14 de novembro, o terceiro encontro do clube de leitura Ler a América Latina, iniciativa de fomento e valorização da literatura latino-americana do Cbeal (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina).

O próximo encontro será sobre o conto "O bebê de tarlatana rosa", do escritor brasileiro João do Rio, pseudônimo literário de Paulo Barreto. Publicada na coletânea Dentro da Noite, em 1910, a história narra o encontro entre Heitor e uma misteriosa figura mascarada durante o carnaval carioca.

Com o objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre a literatura latino-americana, o clube acontece uma vez por mês, aos sábados, com curadoria da equipe da Biblioteca Latino-Americana, todos realizados por meio da plataforma Zoom, sempre das 10h às 11h30.

Os contos selecionados para o projeto ficam disponíveis gratuitamente para download. Neste ciclo de 2020, com o tema Literatura Fantástica, já foram realizados encontros sobre "A chinela turca", de Machado de Assis, e "A casa tomada", de Julio Cortázer. Em dezembro, a atividade será sobre Horacio Quiroga.

A mediação do debate fica por conta do colaborador da Biblioteca Latino-americana, Eduardo Martins de Azevedo Vilalon.

Serão disponibilizados para download audiolivros, para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Durante o encontro, haverá também intérprete de libras.

A atividade também está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estando relacionada ao Objetivo 4: ""Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".

O link para acessar a plataforma será enviado por e-mail. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por formulário on-line, neste link. Para esse encontro não é preciso nova inscrição. Quem ainda não se inscreveu, deve fazê-lo e pode escolher de quais encontros deseja participar.

Confira a programação

14 de novembro

"O bebê de tarlatana rosa", João do Rio

12 de dezembro
"O travesseiro de pena", Horacio Quiroga

SERVIÇO

Clube de Leitura Ler a América Latina
Dias 14/11 e 12/12
Das 10h às 11h30
Plataforma Zoom (o link será enviado 15 minutos antes do encontro)
Inscrições: Clique aqui
Certificados: frequência mínima de 75% do total de encontros do ciclo

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!