Desde o fechamento do Poupatempo do Centro e do posto do Detran no Campinas Shopping, moradores têm enfrentado dificuldades para realizar os procedimentos relacionados ao departamento de trânsito. Os serviços já estão sendo agendados para a segunda quinzena de dezembro.
O sistema de reconhecimento de pagamento também está lento, o que faz com que procedimentos simples levem meses para serem finalizados.
O aposentado José Benedito Ribeiro, de 65 anos, procurou o Poupatempo para renovar a CNH. Ele diz que não conseguiu fazer o agendamento pela internet e foi pessoalmente até a unidade do Campinas Shopping. O agendamento foi realizado para o dia 18 de dezembro, daqui a quase dois meses.
"Minha carteira venceu dia 10 (de outubro). Como o prazo é de mais 30 dias, tenho até o dia 10 de novembro para rodar. Depois disso vou ter que me trancar dentro de casa", disse.
PAGAMENTO
A diarista Fabiana Brandão comprou um carro antes da pandemia, e o automóvel está no nome do antigo dono. Ela relata que tem tentado fazer a transferência dos nomes desde o início da pandemia, mas o sistema não identifica o pagamento.
"Eu fui ao banco faz uns 15 dias para pagar a transferência no meu nome. Quando eu fui pagar o rapaz do caixa falou que eu tinha que pagar o licenciamento também, senão não liberava a transferência. Paguei então os dois e deu R$ 334", contou.
Assim que Fabiana realizou os pagamentos, ela conta que acessou o site do Poupatempo a fim de agendar uma data na agência para efetivar a transferência. O problema é que o sistema ainda não deu baixa no pagamento realizado pela moradora, e o agendamento só é possível quando o Detran reconhece a quitação do licenciamento.
"Vai fazer 15 dias para mais que eu paguei e ainda não saiu do sistema deles o licenciamento. Enquanto não sair do sistema deles, eu não consigo agendar a transferência para o meu nome. Todos os dia eu entro no sistema do Detran e ainda consta o débito, mesmo estando pago", relata.
OUTRO LADO
Você viu?
Questionado sobre o motivo das datas disponíveis nos agendamentos serem distantes, o Poupatempo respondeu que trabalha para ampliar a capacidade de atendimento nas 75 unidades do Estado, reabertas ao público, de forma gradual, desde 19 de agosto.
"Além da inclusão de serviços de órgãos como Procon, Fazenda, Educação e municipais, o programa promove diariamente flexibilização na grade para disponibilizar novas vagas e continuar atendendo presencialmente cada vez mais cidadãos", disse.
Ainda de acordo com o Poupatempo, o posto localizado no Campinas Shopping oferece atualmente cerca de 1,2 mil vagas por dia para atendimento e que, desde a reabertura da unidade em 26 de agosto, mais de 35 mil pessoas foram atendidas no local.
Vale ressaltar que o agendamento de data e horário é obrigatório e deve ser feito pelo portal - www.poupatempo.sp.gov.br - ou aplicativo Poupatempo Digital.
RENOVAÇÃO CNH
Já com relação aos moradores que estão com a carteira de habilitação vencida e não conseguem atendimento, o Detran garantiu que enquanto estiver vigente a Deliberação nº 185 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os motoristas de todo o país não sofrerão sanções pela falta da renovação da Habilitação.
"Com os prazos suspensos por tempo indeterminado, o cidadão pode optar por não realizar o serviço neste momento", destacou.
A renovação simplificada pode ser feita on-line nas plataformas digitais do Poupatempo e Detran. São mais de 80 opções de serviços digitais oferecidos, sendo 21 deles relacionados à CNH e veículos.
No portal do Detran-SP estão disponíveis 64 serviços no formato on-line. Já os serviços que necessitam ser presenciais, é obrigatório agendamento para atendimento no Poupatempo.