ACidade ON

Unicamp cria fundo patrimonial que facilita doações de parceiros
Reprodução: ACidade ON
Unicamp cria fundo patrimonial que facilita doações de parceiros

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou na manhã desta quinta-feira (22), a criação de um fundo patrimonial , o "Lumina Unicamp" , que tem o objetivo de contribuir com o financiamento de projetos e iniciativas da universidade nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, facilitando o recebimento de doações de pessoas físicas e jurídicas.  

O anuncio do fundo foi feito durante a 15ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures. Segundo a Unicamp, a iniciativa foi aprovada pelo Consu (Conselho Universitário) em setembro de 2019, e a previsão é arrecadar R$ 20 milhões em seis meses. 


Segundo a universidade, a vantagem dessa modalidade de fundo é que a perenidade do patrimônio formado com os recursos obtidos pelas doações é garantida por uma organização gestora independente, responsável por captar doadores e investir os valores recebidos. Assim, o patrimônio se torna uma fonte de resgates regulares de seus rendimentos e pode crescer e se perpetuar ao longo do tempo. 

De acordo com o documento, o fundo tem a missão de atrair e fornecer recursos para financiar projetos e iniciativas da Unicamp em ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, cultura e assistência. A estrutura foi espelhada em universidades americanas. 

"Podemos ajudar novas empresas que estão sendo criadas, pagar bolsas de estudos, investir em laboratórios, entre outros projetos. São as áreas que compõem a missão da Universidade", declarou Newton Frateschi, Diretor Executivo da Inova (Agência de Inovação da Unicamp) e presidente do Grupo de Trabalho criado para a implantação do fundo. 

Você viu?

DOAÇÕES 

Com o lançamento, a organização gestora parte agora para a prospecção de parceiros para o recebimento das primeiras doações. Os interessados, pessoas físicas e jurídicas, devem fazer um cadastro no site do fundo. Além das doações em conta corrente, em breve será possível contribuir com o fundo por pagamento em cartão de crédito ou boleto bancário. 

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, ressaltou a importância do apoio dado pela sociedade ao trabalho desenvolvido pela Unicamp.  

"É importante ressaltar que apenas os rendimentos dos fundos podem ser usados, o que permite que ele aumente, e que ao longo dos anos possa servir como uma base de sustentação sólida para novos projetos e programas da universidade. Trata-se de um marco na história da Unicamp, e temos convicção que a sociedade se engajará para apoiar esta nova iniciativa", avalia Knobel.

ÓRGÃO COMPOSTO POR ACADÊMICOS E EMPRESÁRIOS

A organização gestora do Fundo Patrimonial Lumina será um órgão independente, com CNPJ próprio, e atuará na captação e gestão das doações obtidas e do patrimônio constituído.  

Ela será constituída por um Conselho de Administração, presidido pelo reitor da Unicamp e composto por outros seis membros: três docentes, um escolhido entre os diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa, outro pelos representantes docentes do Conselho Universitários e um terceiro coordenador de Centros e Núcleos; e três representantes dos doadores.

O patrimônio do fundo será formado por doações de ativos financeiros, bens móveis e imóveis, recursos destinados por testamentos e provenientes de outros fundos patrimoniais, além dos rendimentos de investimentos realizados a partir do patrimônio.  

Haverá três possibilidades de doação: na primeira, o recurso é doado sem uma finalidade específica e incorporado ao patrimônio permanente do fundo, sendo que os rendimentos podem ser utilizados em projetos e outras finalidades; na segunda, o recurso também é incorporado ao patrimônio permanente, mas os rendimentos são destinados a uma finalidade definida pelo doador, como o desenvolvimento de uma tecnologia ou tratamento de uma doença.

Já na terceira possibilidade, o próprio recurso doado é vinculado à finalidade específica. Nesse caso, além do uso de seus rendimentos para financiamento, até 20% da doação em si poderá ser utilizada. Todos os investimentos realizados com o patrimônio do fundo serão definidos pelo Comitê de Investimentos, sendo que os resultados e balanços serão apresentados em prestações de contas periódicas e verificados por auditorias externas.  

A execução dos projetos junto à Universidade ficará a cargo da Funcamp (Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!