ACidade ON

Zooparque Itatiba registra nascimento de filhotes gêmeos de mico-leão-dourado
Reprodução: ACidade ON
Zooparque Itatiba registra nascimento de filhotes gêmeos de mico-leão-dourado

O Zooparque Itatiba registrou, no último dia 10, o nascimento de dois filhotes de mico-leão-dourado . A gestação dos gêmeos durou cerca de 130 dias e ainda não foi possível identificar o sexo dos recém-nascidos. 

Os filhotes seguem sob os cuidados dos pais, que estão juntos desde o final de 2019, quando a fêmea deu a luz ao primeiro filhote. O mico-leão-dourado é uma espécie endêmica, ou seja, só existe no Brasil e podem ser vistos na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, mais precisamente na Reserva Biológica Poço das Antas e Reserva Biológica União. 


Com a perda de seu habitat, as populações ficam cada vez mais isoladas, o que dificulta a reprodução e faz com que o número de animais continue a diminuir. Isso faz com que mico-leão-dourado seja considerado como ameaçado em nível nacional, de acordo com a Lista de Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção e em nível mundial, pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). 

Você viu?

De acordo com o parque, os cuidadores responsáveis pelos animais monitoraram a gestação dos gêmeos desde o início, observando as mudanças no corpo da mãe e acompanhando o comportamento dos micos. Todas as notícias eram reportadas à equipe de veterinária do zoo, que acompanhou passo a passo até o nascimento. 

SOBRE O ZOOPARQUE 

Com 500 mil metros quadrados de área verde, sendo grande parte inserida em um fragmento de Mata Atlântica, o Zooparque Itatiba é considerado um dos maiores e mais conceituados zoológicos particulares do país.  

São mais de 1.200 animais, de 180 espécies, tanto nativas como exóticas, dispostos ao longo de uma trilha de 3km em meio à natureza.  

O zoo tem um núcleo de educação que desenvolve a conscientização com os visitantes, escolas e grupos, e participa de inúmeros projetos de conservação em parcerias com universidades e institutos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!