ACidade ON

GM faz negociação para retirada de famílias de ocupação
Reprodução: ACidade ON
GM faz negociação para retirada de famílias de ocupação


A Guarda Municipal de Campinas e a Secretaria de Habitação de Campinas fazem durante a manhã de hoje (26) negociações com um grupo de cerca de 500 pessoas que ocuparam uma área próxima ao bairro San Martin, no Polo 1 de Alta Tecnologia.  

A ocupação da área começou neste domingo (25) , com as famílias que começaram a erguer os barracos durante a manhã, fazendo a marcação do terreno. O local é usado para a instalação de empresas de tecnologia na cidade, incentivada pela empresa municipal Ciatec (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas), mas o terreno até então estava vazio.  

Você viu?

Durante a manhã, as equipes da Secretaria de Habitação foram com maquinário como tratores para a remoção do barracos. As equipes chegaram a chegar com o veículo próximo aos barracos e fizeram demarcações no chão. No entanto, nenhuma ação ainda foi tomada.  

Segundo um dos coordenadores do local, que preferiu não ter o nome revelado, a maior parte das famílias são de Campinas, e ocuparam o local após não terem condições de pagar um aluguel.  

"Nós somos de Campinas e queremos moradia. Tem muita gente desempregada, os aluguéis na cidade são muito caros, ficou muito difícil nessa pandemia, não estamos conseguindo, temos que tirar da boca dos nossos filhos pra pagar o aluguel", afirmou.  

Segundo ele, a Policia Militar e a GM cercaram a área, sem deixar ninguém sair nem entrar. Com isso, as famílias não estão conseguindo acesso à água.  

"Estamos aqui cercados, a PM fechou a área, estamos sem confronto, sem briga, mas temos muitas crianças e estamos sem água", declarou, afirmando que ainda aguarda uma negociação com a Cohab (Companhia de Habitação).

Segundo a Prefeitura, equipes foram ao local com os equipamentos necessários para a remoção e com todas as providencias para a desocupação da área invadida.

"A equipe da Secretaria segue em negociação com os ocupantes. A área faz parte do Polo 1 de Alta Tecnologia de Campinas, loteamento que é exclusivo para instalação de empresas de tecnologia".  

Em nota, a Secretaria de Habitação declarou que "mantém políticas públicas habitacionais no município com programas nos quais as pessoas podem se inscrever para acessar moradia própria pelas vias legais". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!