O banco de sangue do Hospital Municipal "Dr. Waldemar Tebaldi", de Americana, está precisando com urgência de doações para todos os tipos sanguíneos, em especial para o tipo O positivo, cujo volume no estoque baixou consideravelmente. O principal motivo tem sido a diminuição da frequência dos doadores, devido à pandemia do novo coronavírus.
O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (29) pela Prefeitura de Americana. Para evitar aglomeração e garantir que a doação seja realizada com segurança, a instituição está agendando a coleta por meio do aplicativo "Sangue Amigo", que pode ser baixado nos sistemas IOS e Android.
A doação também pode ser agendada diretamente pelo telefone 3468-1739. O hospital pede ainda que os doadores compareçam no dia e horário agendados, uma vez que não é possível substituí-los por outros.
Se não for possível comparecer no horário agendado, o setor pede para que o doador ligue com antecedência e solicite o cancelamento, pois dessa forma será possível oferecer o horário na agenda a outros doadores.
COMO DOAR
Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 kg e estar em plena condição de saúde. Para fazer a doação não é preciso estar em jejum, porém o doador não poderá ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação; não poderá ter fumado nas duas horas antecedentes e também não poderá ter passado por cirurgias nos últimos meses.
Caso o doador tenha sido submetido à tatuagem ou aplicação de piercing, deverá aguardar por 12 meses, a contar da data do procedimento, para poder realizar a doação.
Para quem faz uso de algum medicamento, é fundamental ligar antes e informar o setor. No momento da doação é preciso levar um documento original com foto. O banco de sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.