Sem caminhada, vídeo homenageia mulheres que tiveram câncer de mama
Reprodução: ACidade ON
Sem caminhada, vídeo homenageia mulheres que tiveram câncer de mama

Tradicional em Campinas, esse ano a Caminhada Laço Rosa não acontece em virtude das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, preocupados em deixar uma mensagem de aceitação e apoio às mulheres que enfrentam a doença, o salão de beleza Symetria, um dos apoiadores da causa, gravou um vídeo em homenagem aos quase 10 anos da campanha na cidade.

Para tanto, o salão convidou cinco mulheres que já passaram pelo tratamento para protagonizarem as filmagens, gravadas de cima da Caravela da Lagoa do Taquaral. De acordo com uma das participantes, a jornalista Adriana Leite, a escolha do local foi assertiva.

"Passar pelo tratamento é como entrar em uma viagem turbulenta, cheia de medos e incertezas, mas que com coragem é possível chegar ao outro lado, chegar a terra firme", comenta.

O vídeo foi idealizado pelo salão e produzido pela produtora Master Vídeos. Essa e outras ações promovidas pelo espaço em prol da causa podem ser conferidas nas redes sociais do Symetria.

"Todos os outros anos a gente fazia uma exposição de foto com essas mulheres, então nesse ano a gente optou por fazer o vídeo. A caravela é um símbolo de muita coragem, de uma época em que as pessoas pegavam esses barquinhos e se jogavam no mar sem saber no que ia dar. E essas mulheres quando são diagnosticadas também precisam ter coragem para enfrentar a doença", destaca Assad Agege, gerente do salão.

INSTITUIÇÕES

Conforme explica a proprietário do salão, Luciene Carneiro, a participação do Symetria na campanha se deu ao perceberem que a doença se tornava cada vez mais comum entre as mulheres, incluindo algumas clientes do espaço que, ao serem diagnosticadas com a doença, procuravam os profissionais do salão para raspar o cabelo.

Luciene comenta que em 2011, primeiro ano em que o salão esteve envolvido na causa, ela e os funcionários realizaram várias ações de prevenção à doença, entre elas a divulgação da importância dos exames de mamografia e do auto-toque.

Uma vez engajados com a campanha, Luciene conta que sentiram a necessidade de ajudar financeiramente algumas instituições que apoiavam e trabalhavam em prol do tratamento dessas mulheres.

As entidades escolhidas foram o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e o Grupo Rosa e Amor, de Valinhos - única instituição na região filiada ao Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

DOAÇÃO DE CABELOS


Além disso, o salão também atua na doação de perucas para as pacientes dessas instituições. "Hoje o salão é posto de doação de cabelos e recebe mechas de todo o país. Os cabelos são transformados em perucas que posteriormente são doadas às mesmas instituições que apoiam as mulheres da região", revela.

Com o sucesso da campanha de doação de cabelos, novas parcerias foram firmadas e no ano de 2012 ocorreu a 1ª Caminhada Laço Rosa, na Lagoa do Taquaral, cujo objetivo era chamar atenção para a prevenção do câncer de mama.

Desde então, o evento se repete sempre no último domingo de outubro. A última edição, realizada no ano passado, reuniu mais de 3,5 mil pessoas.

A campanha conta ainda com o apoio da Prefeitura de Campinas, da Secretaria de Esportes, além de empresas privadas da região. "Para o ano de 2021, esperamos que possamos novamente encher a lagoa de pessoas em prol dessa causa", finaliza Luciene. 


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!