ACidade ON

Projeto Toca: café e um pouco de atenção para fazer a diferença
Reprodução: ACidade ON
Projeto Toca: café e um pouco de atenção para fazer a diferença


"Por que você está me dando isso?" Foi essa a frase mais ouvida pelo investidor Paulo Belliboni, um dos idealizadores do Projeto Toca, em uma ação que entregou biscoitos para motoboys em semáforos de São Paulo.

"Estamos tão mal acostumados com a falta de carinho e atenção que ninguém mais acredita quando recebe alguma coisa de graça. Pensam que é pegadinha", disse Paulo.

Ele, sua mãe Tita e a amiga Clara Verdier, artista, perceberam logo no começo da pandemia da covid-19 que algo deveria ser feito para ajudar profissionais que perderam oportunidades de trabalho na quarentena.

Foi conversando com um amigo músico que relatou as agruras de sobreviver sem poder se apresentar ao público, e vendo o sacrifício de profissionais que sofriam (e ainda sofrem) por terem que trabalhar mais ainda para lidar com a pandemia, que Paulo teve a ideia de juntar a fome com a vontade de comer.

Passou a contratar justamente esses trabalhadores recém-ociosos para homenagear outros trabalhadores - inicialmente, do setor de saúde. "Conversamos com conhecidos que têm outros conhecidos que trabalham em hospitais. E assim começamos a abrir portas", lembra o investidor.  


Ver essa foto no Instagram

Eles se chamam de medicos. Alguns os chamam de anjos. Nos os chamamos de herois! Feliz dia do medico a todos os herois que tem como missao cuidar de cada um de nos! Foi uma honra para nossas formigas poder cuidar um pouco de voces na nossa acao #7 no @hospitalsantamarcelina e demonstrar a gratidao imensa que sentimos pelo trabalho que voces fazem todos os dias! Parceiros: Realizacao: @projeto.toca Consultor genio de eventos: Andreas Saller @770volts Banda: @agencia.redbox , @andy_karvalho , @jonasdantas.music , @rodrigotostines , @sabrinacaldana , e @davidsilvahoficial Audio: @fe.antunes Bailarinos: @nayfernandes_official e @mvasquezbr Fotos: @guanacoprod Video: @daniyelruiz e @eriknagamine Arte: @_morina Cafe: @bogo.cafe @ig00r1 Doces: Pao de Mel da @delicidoces.cida e Brownies do @almacafesp Palco: @sonorasomluz Tendas e grades: Vimplan Local: Hospital Santa Marcelina

Uma publicação compartilhada por Projeto Toca (@projeto.toca) em



RESSACA EMOCIONAL

A primeira ação foi em 12 de maio, em um hospital em Santo André. Músicos e dançarinos que perderam trabalho com a quarentena foram contratados. Doces foram comprados de profissionais que ficaram sem emprego e começaram a cozinhar para complementar a renda.

Na primeira ação, o Toca já imprimiu suas marcas: o café e o símbolo da formiga. "O café é o símbolo do aconchego. Quando a gente chama alguém na nossa casa, oferece um café. Nos chamamos de formigas porque é um animal que só funciona em grupo, e faz muito com pouco", resume Clara.

Depois disso vieram outros hospitais e outros grupos de profissionais. Caminhoneiros, catadores de lixos, motoboys. E as formiguinhas foram percebendo cada vez mais o poder de algo tão simples: o reconhecimento.

"Em um hospital a gente reparou que a turma da limpeza ficou ali no cantinho, escondida, enquanto o músico tocava e os médicos e enfermeiros tomavam café e comiam. A gente chamou, 'pode vir, isso aqui é pra você também, você é importante aqui'. E é incrível o poder que essas palavras têm", lembra Paulo.

Clara destaca outro fator em meio à pandemia. "As pessoas precisavam muito disso. Estava todo mundo em burnout, esgotadas. Muita gente chorava, foi muito forte, havia uma ressaca emocional, todo mundo muito estava sensível", afirma.  

Você viu?




PRÓXIMOS PASSOS

Mesmo com a quarentena praticamente esquecida, o grupo não pretende descansar. A ideia é expandir para outros grupos de profissionais e outras cidades próximas da capital paulista.

O financiamento é 80% do próprio bolso dos integrantes, que agora buscam regularizar o Toca como uma organização sem fins lucrativos para buscar parceiros e patrocinadores que possam bancar as ações.

Para buscar mais informações, apoiar o projeto ou indicar locais para receber as ações do Toca, basta entrar em contato pelo e-mail contato@projetotoca.com.br ou pelo perfil no Instagram do Toca .

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!