ACidade ON

RMC terá 19 escolas estaduais em tempo integral.
Governo do Estado/Arquivo
RMC terá 19 escolas estaduais em tempo integral.

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) terá mais 19 escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) (veja a lista abaixo). Em todo o estado serão 400 novas escolas neste modelo, segundo anunciou o governador João Doria (PSDB) nesta quinta-feira (5).

Na região, as cidades de Americana, Campinas e Sumaré terão escolas neste formato integral a partir do ano que vem. No Estado, o total de unidades que funcionam nesta modalidade subiu de 364 em 2018, para 1.064 a partir de 2021.

"São 400 novas escolas que vão começar a funcionar a partir de fevereiro de 2021 em tempo integral. O ensino em tempo integral vai chegar a mais de 500 mil alunos. É o maior número de alunos em ensino integral em um estado no Brasil. E vamos seguir dentro do objetivo de ter mais escolas e mais alunos em tempo integral no estado de São Paulo", disse Doria.

Você viu?

As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica. 

ANO QUE VEM 

Em São Paulo, a escolas vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Paulo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange agora quatro vezes mais estudantes desde 2019. 

O CURRÍCULO 

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

A carga horária é de até nove horas e meia - na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. 

ESCOLAS DA RMC 

Americana - 6 escolas
Professora Irene de Assis Saes
Professora Jadyr Guimarães Castro
Professora Heloiza Therezinha Murbach Macava
Professora Maria de Lourdes Maia Frota
Professora Maria José de Mattos Gobbo
Professora Risoleta Lopes Aranha

Campinas - 8 escolas
Professor Adalberto Nascimento
Professor Adalberto Prado e Silva
Professor Carlos Francisco de Paula
Professora Hercy Moraes
Orosimbo Maia
Professor Sebastião Ramos Nogueira
Dona Veneranda Martins Siqueira
Professor Messias Gonçalves Teixeira

Sumaré - 5 escolas
Professora Conceição Aparecida Terza Gomes Professora Cardinales
Manoel Ignácio da Silva
Professora Maria Cristina de Souza Lobo
Professora Maria Ivone Martins Rosa
Residencial Bordon

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!