ACidade ON

Eleições municipais ocorrem neste domingo (14).
Jayme Campos/TSE
Eleições municipais ocorrem neste domingo (14).

Nas vésperas das votações, os eleitores de Campinas podem encontrar, por meio de uma ferramenta gratuita, candidatos a vereador que tenham mais afinidade de acordo com seu posicionamento. O Vota Cidade está disponível desde o dia 7 de outubro, e pode ser utilizado durante o período de campanha eleitoral, que esse ano ocorre em grande parte virtualmente, devido à pandemia de covid-19.  

A eleição do primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro, próximo domingo, enquanto o segundo turno ocorre no dia 29 de novembro. 


Para encontrar seu candidato, o eleitor deverá se posicionar em relação a assuntos do cotidiano, dizendo se concorda ou não. Serão questões rápidas e fáceis para que, dentro de poucos minutos, ele tenha uma lista de candidatos e candidatas cadastradas por ordem de quem respondeu mais parecido, uma ordem de afinidade. 

Você viu?

A ferramenta é promovida em Campinas pela Minha Campinas, e foi idealizado pela RNC (Rede Nossas Cidades), pelo Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas, com apoio da Casa Hacker e Politize. 

A previsão é que as eleições de 2020 tenham número recorde de candidaturas ao legislativo, principalmente devido ao fim da coligação em disputas proporcionais. Em Campinas, são 936 candidaturas.

"Queremos colaborar para que as pessoas elejam candidatos e candidatas que realmente representem a população. Essa identificação é importante para cobrarmos melhor depois e aproximar a população das decisões políticas. Além disso, teremos muitas candidaturas e uma campanha essencialmente virtual. Por isso, acreditamos que o Vota Cidade pode ajudar muito a população!" disse Marcelo da Minha Campina.

O grupo ainda garante que a ferramenta terá filtros, para facilitar a vida de eleitores que queiram votar em um perfil específico de candidatura.

Após responder as questões, o eleitor poderá escolher se quer ver candidaturas só de homens ou só de mulheres, por exemplo. 

A CIDADE

Campinas segue como a segunda cidade do Estado, fora a capital, com maior número de pessoas aptas a votar. Perde para Guarulhos, com 872.880. Em novembro, os campineiros elegerão além do prefeito e vice, 33 vereadores - em 2016, a cidade reelegeu 23.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Campinas 939 candidatos a vereadores e 14 candidatos a prefeito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!