No primeiro turno das eleições, que ocorrem já neste domingo (15), o eleitor terá que digitar os números de dois candidatos na urna eletrônica: o do vereador, com cinco dígitos, e o do prefeito, com dois dígitos. E para quem tem dúvida do processo, o ACidade ON Campinas
separou algumas dicas. (veja mais abaixo)
O TSE recomenda que os eleitores levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos candidatos escolhidos. Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica.
Se estiver errado, basta apertar a tecla "corrige" e digitar o número certo. Ao apertar "confirma", o eleitor computa o voto para aquele candidato e não será mais possível alterar.
Leia também
ACidade ON faz debate com candidatos à Prefeitura de Campinas
Veja como vai funcionar a hora do voto: eleitor deve usar máscara e álcool em gel
Em quantos vereadores podemos votar nas eleições desse ano?
Eleições: biometria não vai valer; em Campinas 51,8% não cadastraram
CONFIRA O PASSO A PASSO:
- Digite, no teclado da urna, o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem abaixo.
- Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde
"Confirma".
Confira a ordem:
- Vereador (cinco dígitos)
- Prefeito (dois dígitos)
Lembrando que o primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação é sempre das 7h às 17h, no horário local.
CAMPINAS
Nas eleições deste ano Campinas tem 932 candidatos a uma cadeira de vereador. A maior parte é homem, branco e casado. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), esta é a eleição com o maior número de candidatos disputando uma cadeira no Legislativo desde 1996, quando os números começaram a ser tabulados pelo tribunal.
Já para o cargo de prefeito, a cidade possui 14 candidatos
(veja quem são eles aqui)