Veja ocorrências de boca de urna e crimes eleitorais na RMC
Reprodução: ACidade ON
Veja ocorrências de boca de urna e crimes eleitorais na RMC

Neste domingo (15) os eleitores da região de Campinas vão às urnas para escolherem os novos prefeitos e vereadores nas Eleições Municipais de 2020. Pela legislação eleitoral, no dia da votação são proibidas as chamadas "bocas de urna", com a divulgação, distribuição e qualquer espécie de propaganda política - que confiram delito eleitoral por se tratar de "aliciamento" de eleitores.

Também não são permitidos qualquer tipo de fotografia ou registro do voto, aglomerações de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda, manifestações coletiva realização de comícios, carreatas e o uso de qualquer veículo com jingles dos candidatos, além do derrame de santinhos- panfletos com números de candidatos e outras propagandas impressas próximas as seções eleitorais.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), os moradores já registraram o derramamento de folhetos, que aumentam a sujeira nas ruas da cidade. Além desses registros, equipes da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal estão a postos para eventuais denúncias de irregularidades.

Denúncias de irregularidades e crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhadas diretamente ao Ministério Público.   

Leia também: Campinas escolhe hoje quem vai para o 2º turno das eleições municipais

VEJA O BALANÇO 

Campinas: A Polícia Federal informou que duas pessoas foram detidas na cidade pela manhã. Uma ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal, sendo um crime de boca de urna, com um homem que estava distribuindo santinhos em frente a Emdef Prof. Violeta Doria Lins, no bairro Vila Rica. Já a Policia Militar atendeu uma ocorrência de uma pessoa usando um celular na urna, no Colécio Doctus, no bairro São Bernardo.

Sumaré: Um homem foi detido no Colégio Luis Henrique Marchi, no bairro Nova Veneza. A Polícia ainda não deu detalhes sobre a ocorrência, mas informou que ele foi encaminhado à delegacia, prestou depoimento e foi liberado em seguida.

Hortolândia: Um fiscal de partido foi detido por desobediência, após se recusar a mostrar o crachá, na Emef. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no bairro Remanso Campineiro. O fiscal estava com adesivo de identificação do Partido Podemos. Ele foi encaminhado ao Plantão Policial da cidade.

Santa Bárbara dOeste: O radialista Rubens Cunha foi detido após ser flagrado fazendo boca de urna na Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, no Centro. Ele pedia votos para o candidato a prefeito do PSD. Foi feito um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e ele foi liberado.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!