Segundo turno das eleições será o mais curto da história por causa da pandemia
Reprodução: ACidade ON
Segundo turno das eleições será o mais curto da história por causa da pandemia

A alteração no calendário eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional diante da pandemia do novo coronavírus fará com que os municípios tenham o segundo turno de votações mais curto da história, com apenas duas semanas de intervalo entre o primeiro e segundo turno de votação.  

O segundo turno está marcado para 29 de novembro. Em Campinas se enfrentam os candidatos Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL). O primeiro turno terminou com com 121.932 mil votos (25,78% dos votos válidos) para Dário, e 103.395 mil votos (21,86% do total) para Rafa (leia mais aqui).

A Constituição Federal estabelece o primeiro domingo de outubro como data para o primeiro turno das eleições. Já o segundo turno é realizado no último domingo do mesmo mês nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos tenha atingido mais da metade dos votos válidos na primeira etapa da disputa.  

LEIA TAMBÉM 
Veja como foi o domingo de eleição em Campinas 
Mesário é detido após abandonar seção eleitoral em Campinas
Veja ocorrências de boca de urna e crimes eleitorais na RMC


Pela regra, o intervalo para realização do segundo turno costuma variar entre três semanas (como ocorreu nas eleições municipais de 2012) a quatro semanas (caso da votação de 2016).  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 95 municípios do país estão aptos a ter segundo turno. Entre as capitais, a exceção é Palmas, no Tocantins. Em 2016, a votação adicional foi realizada em 55 municípios.  

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV voltará a ser transmitida a partir desta sexta-feira (20) e segue até dia 27 de novembro.  

Serão dois blocos fixos de 10 minutos cada, divididos igualmente entre os dois candidatos no rádio (7h às 7h10 e 12h às 12h10) e na televisão (13h às 13h10 e 20h30 às 20h40), além de 70 minutos diários divididos em propagandas de 30 e 60 segundos distribuídos ao longo da grade das emissoras. 

OS CANDIDATOS

Dário Saadi é médico urologista, tem 57 anos e é formado pela PUC-Campinas. Ele já trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente. Foi eleito vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal.

Dário também participou do governo Jonas Donizette (PSB) como secretário de Esportes até junho deste ano, e foi o candidato apoiado oficialmente pelo governo municipal.

O resultado das urnas confirmam a virada de Dário durante a corrida eleitoral.

Na primeira pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope, no dia 5 de outubro, Dário era apenas o sexto colocado, com 6% das intenções de voto. Na segunda, dia 27, ele saltou para 22% e na última, neste sábado (14), aparecia com 23%.

Atual deputado estadual, Rafa Zimbaldi tem 39 anos e foi vereador em Campinas por quatro mandatos. O político foi ainda o mais votado na cidade nas eleições de 2016 e foi presidente do Legislativo por dois anos.

Até o começo do ano, a candidatura de Rafa era dada como certa para representar o governo Jonas. Mas houve uma ruptura e ele deixou o PSB, partido do prefeito, para viabilizar a candidatura própria pelo PL.


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!