Um total de 13 vereadores de Campinas não foi reeleito na cidade no domingo (15) e, por isso, deixam os gabinetes a partir do dia 1º de janeiro de 2021. No total são 33 cadeiras para o mandato que vale até 2024 e com recorde de mulheres no Legislativo.
Por causa disso, a renovação na Câmara ficou com um percentual de 48,4%. No total, 12 ocuparão o cargo pela primeira vez e quatro já foram vereadores anteriormente.
Entre os políticos que não conseguiram a reeleição, todos são homens e a maioria é do PSB, o mesmo partido do atual prefeito de Campinas, Jonas Donizette (veja lista abaixo). Outros dois vereadores ligados ao PSDB também não conseguiram a reeleição, sendo que um deles é o atual presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB).
Do PT, dois atuais vereadores estão fora da Casa de Leis no próximo ano. Um deles é o candidato Carlão do PT que não se reelegeu. O outro é Pedro Tourinho que concorreu às eleições, mas no cargo de prefeito. Ele ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Essa é a mesma situação de André Von Zuben (Cidadania).
NEM TENTOU OU INDEFERIDO
Dois candidatos não tentaram se reeleger para cargos públicos nas eleições de 2020. O primeiro é o Tenente Santini (PP), que chegou a ser cotado como prefeiturável em Campinas no primeiro semestre.
Este foi o único mandato de Santini na Câmara.
O outro que ficou fora da corrida eleitoral porque também não tentou foi o candidato Antônio Flôres, que atualmente está sem partido. Já Campos Filho (Podemos) de Vinicius Gratti (PP) tentaram a reeleição, mas tiveram a candidatura indeferida pela Justiça.
Ambos continuam sub judice.
SEM REELEIÇÃO
- Aurélio Cláudio (PDT)
- Campos Filho (Podemos) - sub judice
- Carlão do PT (PT)
- Cidão Santos (PSL)
- Fernando Mendes (Republicanos)
- Gilberto Vermelho (PSB)
- Jorge da Farmácia (PSDB)
- Luis Yabiku (PSB)
- Marcos Bernardelli (PSDB)
- Paulo Galterio (PL)
- Pr. Elias Azevedo (PSB)
- Rodrigo da Farmadic (Dem)
- Vinicius Gratti (PP) - sub judice
NÃO TENTARAM
- Tenente Santini (PP)
- Antônio Flores (Sem partido)
CANDIDATOS A PREFEITO
- Pedro Tourinho (PT)
- André Von Zuben (Cidadania)