ACidade ON

Câmara Municipal de Campinas.
Divulgação
Câmara Municipal de Campinas.

Um total de 13 vereadores de Campinas não foi reeleito na cidade no domingo (15) e, por isso, deixam os gabinetes a partir do dia 1º de janeiro de 2021. No total são 33 cadeiras para o mandato que vale até 2024 e com recorde de mulheres no Legislativo.

Por causa disso, a renovação na Câmara ficou com um percentual de 48,4%. No total, 12 ocuparão o cargo pela primeira vez e quatro já foram vereadores anteriormente.

Entre os políticos que não conseguiram a reeleição, todos são homens e a maioria é do PSB, o mesmo partido do atual prefeito de Campinas, Jonas Donizette (veja lista abaixo). Outros dois vereadores ligados ao PSDB também não conseguiram a reeleição, sendo que um deles é o atual presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB).

Do PT, dois atuais vereadores estão fora da Casa de Leis no próximo ano. Um deles é o candidato Carlão do PT que não se reelegeu. O outro é Pedro Tourinho que concorreu às eleições, mas no cargo de prefeito. Ele ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Essa é a mesma situação de André Von Zuben (Cidadania).

NEM TENTOU OU INDEFERIDO

Dois candidatos não tentaram se reeleger para cargos públicos nas eleições de 2020. O primeiro é o Tenente Santini (PP), que chegou a ser cotado como prefeiturável em Campinas no primeiro semestre. Este foi o único mandato de Santini na Câmara.

O outro que ficou fora da corrida eleitoral porque também não tentou foi o candidato Antônio Flôres, que atualmente está sem partido. Já Campos Filho (Podemos) de Vinicius Gratti (PP) tentaram a reeleição, mas tiveram a candidatura indeferida pela Justiça. Ambos continuam sub judice.

SEM REELEIÇÃO

- Aurélio Cláudio (PDT)
- Campos Filho (Podemos) - sub judice
- Carlão do PT (PT)
- Cidão Santos (PSL)
- Fernando Mendes (Republicanos)
- Gilberto Vermelho (PSB)
- Jorge da Farmácia (PSDB)
- Luis Yabiku (PSB)
- Marcos Bernardelli (PSDB)
- Paulo Galterio (PL)
- Pr. Elias Azevedo (PSB)
- Rodrigo da Farmadic (Dem)
- Vinicius Gratti (PP) - sub judice

NÃO TENTARAM

- Tenente Santini (PP)
- Antônio Flores (Sem partido)

CANDIDATOS A PREFEITO

- Pedro Tourinho (PT)
- André Von Zuben (Cidadania)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!