ACidade ON

Apoio no segundo turno ainda está indefinido em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Apoio no segundo turno ainda está indefinido em Campinas

O segundo turno das eleições municipais de Campinas está marcado para o 29 de novembro, mas a campanha já foi liberada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desde esta segunda-feira (16). Até agora, três partidos já declararam sua posição em relação ao apoio ou não dos candidatos que disputam a prefeitura:  Dário Saadi (Republicanos) ou  Rafa Zimbaldi (PL).

Os dois conquistaram as maiores fatias dos votos dos campineiros. Dário terminou com 121.932 mil votos (25,78% dos votos válidos) e Rafa, com 103.395 mil votos (21,86% do total). A luta agora é para conquistar os votos dos outros concorrentes que ficaram para trás. Para isso é fundamental conquistar apoio dos candidatos derrotados.


Por enquanto, apenas o PDT, que teve Dr. Hélio como candidato, confirmou seu apoio a um dos concorrentes. O apoio no segundo turno vai para  o Republicano Dário Saadi. A informação foi repassada pela imprensa ainda na noite de domingo (15), logo após a divulgação do resultado do pleito.  

SEM APOIAR

Já o candidato do PT, Pedro Tourinho, que ficou em terceiro lugar e teve uma disputa acirrada com Rafa Zimbaldi para ir ao segundo turno, conseguindo 96.905 mil votos (20,49% do total), afirmou ontem que não vai apoiar nenhum dos dois candidatos nessa segunda fase da eleição.

Outras duas definições são de Laura Leal (PSTU) e Edson Dorta (PCO). Os dois candidatos confirmaram que os partidos vão pedir voto nulo.

Você viu?

AINDA SEM SABER

Rogério Menezes (PV), ex-secretário do Verde do governo Jonas, sinalizou uma posição a ser definida nos próximos dias. Ele ressaltou ter vindo da base de Dário, mas disse que ainda irá ter conversas sobre o programa de governo antes da divulgação oficial.

O restante das candidaturas ainda irá se reunir até o final de semana e divulgar uma posição oficial sobre cada partido. 

CONFIRA A POSIÇÃO DE CADA UM DOS CANDIDATOS:

Ahmed Tarique (PMN) 
- Vai decidir na quarta-feira; 

Alessandra Ribeiro (PCdoB)
- Não decidiram, mas será feito ainda nesta semana;

André von Zuben (Cidadania)
- Por enquanto, o partido não tem uma posição em relação ao segundo turno;

Artur Orsi (PSD)
- Ainda não há posição;

Delegada Teresinha (PTB)
- Ainda não há posição;

Dr. Hélio (PDT)
- PDT anunciou apoio a Dário Saadi

Edson Dorta (PCO)

- Vai pedir voto nulo;

Laura Leal (PSTU)
- Vai pedir voto nulo;  

Pedro Tourinho (PT) 
- Não vai apoiar

Rogério Menezes (PV)
- A tendência é apoiar Dário Saadi, mas a situação ainda não foi confirmada;

Rogério Parada (PRTB)
- Ainda não há definição;

Wilson Matos (Patriota)
- Ainda não há posição. 

VOTO POR REGIÃO 

A votação a partir das zonas eleitorais das eleições de 2020 em Campinas mostram que Dário Saadi (Republicanos) larga no segundo turno com vantagem. O candidato venceu em cinco das sete localidades da cidade. 

O único local onde Rafa Zimbaldi (PL), adversário do segundo turno, saiu vitorioso foi na Zona 378ª, que engloba também o distrito do Ouro Verde, local onde o candidato focou sua campanha até mesmo em eleições anteriores.

Outro local onde Dário perdeu foi na Zona 33º, que engloba o Centro e os bairros no entorno. Aqui, Artur Orsi (PSD), que ficou em quarto lugar na corrida eleitoral, levou a melhor.

Dário ganhou na 274ª (região do São Bernardo); 275º (Barão Geraldo e Amarais); 379º (região do Campo Grande); 380º (engloba parte da região Sul) e a 423º (região de Sousas). 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!