O governo de São Paulo prorrogou a quarentena no Estado até o dia 16 de dezembro. A medida tinha sido anunciada em coletiva de imprensa ontem (16) e foi publicada no Diário Oficial de hoje (17).
Essa é a 13ª vez que a quarentena é prorrogada desde março. O decreto anterior estendia a quarentena até ontem (16).
Ainda na coletiva de ontem, o governador João Doria (PSDB) admitiu que esta ocorrendo um aumento nas internações por covid-19 no Estado.
Na última semana epidemiológica, que vai do dia 8 ao dia 14 de novembro, as internações de casos suspeitos e confirmados da doença cresceram 18% em relação à semana anterior: a média diária das novas internações subiu de 859 para 1.009.
O Plano São Paulo, que regulamenta os estágios da quarentena nas diversas regiões do estado, estabelecendo medidas mais duras ou leves de acordo com os indicadores de saúde de cada local, não será atualizado nesta semana.
De acordo com o governo, a mudança não será feita por conta da falha nos dados do Ministério da Saúde que impactou os dados de mortes por covid-19 em São Paulo na última semana. São esses indicadores que determinam as fases da quarentena em cada região. A nova avaliação foi remarcada para o dia 30 de novembro.