A cidade de Campinas está entre os 10 municípios mais competitivos do Brasil, segundo a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quinta-feira (19), pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento foi elaborado em parceria com a startup Gove e com o Sebrae.
A cidade classificou-se em 8º lugar entre as cidades mais competitivas, incluindo os municípios paulistas e capitais. A classificação ficou assim: Barueri (1.ª colocação), São Caetano do Sul (2ª), São Paulo (3ª), Santos (7ª), Campinas (8ª), Indaiatuba (9ª) e Porto Alegre (10ª).
Nas dez primeiras colocações aparecem ainda as capitais Florianópolis e Vitória, respectivamente na 4.ª e 6.ª posições.
O levantamento reuniu as 405 cidades do País com mais de 80 mil habitantes e analisou 55 indicadores, como taxas de investimento, de matrículas escolares e de mortalidade, cobertura de abastecimento de água, formalidade no mercado de trabalho e acesso à telefonia.
Os indicadores são organizados em três dimensões (instituições, sociedade e economia) e 12 pilares, como qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.
"A competitividade de Campinas reflete a força da inovação dessa cidade, marcada pela posição de vanguarda em ciência e pesquisa e pelo bom nível de formação intelectual dos trabalhadores que aqui atuam", afirmou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos.
COMPARAÇÃO
Por ser a primeira edição do ranking, ainda não há base de comparação para saber quais foram as regiões que apresentaram melhora ou piora de um ano para o outro. A pesquisa está disponível no site da CPL (https://www.clp.org.br)
REGIÕES
As Regiões Sudeste e Sul foram as que apresentaram melhor desempenho. Elas ocupam as 66 primeiras colocações, com São Paulo à frente (40 municípios). Depois vêm Santa Catarina (7 cidades), Minas Gerais e Paraná, com 6 cidades cada, Rio Grande do Sul (5 cidades) e Rio de Janeiro e Espírito Santo, com um município cada.
A cidade do Rio de Janeiro aparece apenas na 71.ª posição.
Ao contrário do que se poderia esperar, as capitais não estão entre as cidades mais competitivas do País. Além das capitais citadas nas dez primeiras classificações, Belo Horizonte (11.ª) completa a lista das mais bem posicionadas. Depois, Palmas aparece na 67.ª posição e há 14 capitais classificadas da posição 100 em diante. A última é Macapá (313.ª). Brasília não participa do levantamento.
O RANKING
1. Barueri (SP)
2. São Caetano do Sul (SP)
3. São Paulo (SP)
4. Florianópolis (SC)
5. Curitiba (PR)
6. Vitória (ES)
7. Santos (SP)
8. Campinas (SP)
9. Indaiatuba (SP)
10. Porto Alegre (RS)