A conexão entre a região central e o Distrito do Campo Grande do Corredor BRT será liberada nesta segunda-feira (23), a partir das 10h. De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o trajeto de 3,5 km ligará a Estação BRT Rodoviária à Avenida John Boyd Dunlop, com circulação exclusiva do transporte público.
Inicialmente, o trecho será operado pela linha 212 (Terminal Itajaí), que passa a circular no Corredor BRT, de forma expressa, desde a região central até a região do Jardim Florence. Além disso, a nova operação simboliza a abertura do viaduto estaiado para o transporte público coletivo.
Esse novo trecho se soma às liberações de faixas exclusivas do BRT, desde a região central até a região do Jardim Florence, totalizando quase 12 km de corredores ativados. Cerca de 66% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para uso do sistema convencional de transporte.
A liberação contempla a entrega de uma alça de acesso, que conecta o leito desativado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aos corredores exclusivos ativados na Avenida JBD, desde a região do Jardim Aurélia até o Jardim Florence.
A LINHA 212
Principal linha de conexão entre o Centro e o Campo Grande, a linha 212 (Terminal Itajaí) atende cerca de 14 mil passageiros por dia. Atualmente, conta com 14 veículos articulados em operação.
Pela nova operação, após passar pelas vias João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios, a linha 212 entrará no Complexo BRT Rodoviária, passando sobre o viaduto estaiado, antigo leito do VLT e sobre a nova alça de acesso à Avenida JBD.
A partir desse ponto, retoma o itinerário original, trafegando nos cerca de 8 km de corredores ativados até o Jardim Florence. A operação no sentido Centro não será alterada.
Na região central, o último ponto de embarque e desembarque de passageiros da linha 212 será na Rua Marquês de Três Rios, anterior à Rua Barão de Parnaíba. Por conta da operação expressa, a linha deixa de atender seis pontos de ônibus, retomando o atendimento convencional ao chegar na Avenida JBD.
No percurso entre o viaduto estaiado e a nova alça de acesso, estão sendo finalizadas três estações do futuro BRT Bonfim, Alberto Sarmento e Vila Teixeira / IAPI. Futuramente, também será ativada a interligação entre os corredores Campo Grande e Perimetral. Este último conta com outras quatro estações em execução Aurocan, Jardim Miranda, Cidade Jardim e Pompéia.
OUTRAS LINHAS
Outras cinco linhas convencionais já circulam pelas faixas exclusivas do BRT liberadas na Avenida JBD, atendendo pontos provisórios, desde a região do Jardim Aurélia, passando pelo Terminal Satélite Íris, até o Jardim Florence. São elas: 221, 222, 223, 224 e 229.
Até então restrito para circulação de veículos, o trecho inicial do Corredor BRT Campo Grande vinha sendo utilizado para a prática de atividades físicas por pedestres e ciclistas. Com o início da operação do trecho pelo transporte público, a Emdec instalou faixas educativas, informando a circulação exclusiva de ônibus no trecho a partir do dia 23 de novembro.