ACidade ON

Região terá exposição on-line com artistas de Valinhos e Vinhedo
Reprodução: ACidade ON
Região terá exposição on-line com artistas de Valinhos e Vinhedo

Você viu?

Do dia 4 a 18 de dezembro, o selo Ocupe.Arte : Conexões, projeto de incentivo à cultura da RMC (Região Metropolitana de Campinas) , lançará três exposições virtuais. Essa amostra será a versão digitalizada das exposições que ocorreriam em março, de forma presencial.

Ela consiste em mais de 120 obras de artistas das cidades de Valinhos e Vinhedo, além de uma terceira exposição, de artistas históricos valinhenses, e estará disponível no site do evento.

Com o lema #agoraéonline, o principal objetivo do projeto é realizar conexões entre os artistas das cidades da RMC, em especial Valinhos e Vinhedo, de forma a movimentar a cena artística regional. Apesar de, nos últimos meses, diversas atividades terem sido retomadas de forma presencial, a escolha dos organizadores de manter as atividades online é um reflexo da insegurança de expor o público ao vírus. Além disso, as restrições da OMS poderiam, possivelmente, limitar o alcance e impacto do evento.

O Ocupe.Arte: Conexões teria sido realizado, de forma presencial, antes da pandemia do Coronavírus, em março deste ano. Logo no início da quarentena, em abril, o coletivo realizou diversas lives e vídeos de cunho artístico e educativo, muitas das quais ainda estão disponíveis gratuitamente no canal do youtube do coletivo.

"A importância de manter o Ocupe.Arte é a população ter na cultura aliados para enfrentar essa maré de notícias ruins", reforçou, na época, Tomás Cajueiro, co-criador do projeto.

Além da exposição, o projeto terá uma loja online, com diversas obras de artistas da região que estão na mostra, e atividades complementares, como a pintura de um grafiti, feita por um artista de Valinhos em Vinhedo e por um artista de Vinhedo em Valinhos, de forma a unir e gerar conexões entre os artistas das duas cidades.

Além disso uma série de lives que oferecem dicas de como artistas podem explorar suas redes sociais, vídeos e oficinas. Tudo amplamente divulgado nas redes sociais do coletivo.  

PROGRAMAÇÃO

Exposição dos Artistas de Vinhedo, de Valinhos e históricos de Valinhos:
Abertura: 04/12 (sexta-feira)

Vídeo: O cinema de animação
Palestrante: Mauricio Squarizi
Publicação: 06/12 às 15h
Vídeo no qual o artista discutirá seus processos de produção de filmes de animação.

Oficina Online para pessoas com necessidade especiais (edição 1 e 2)
Instrutora: Amanda Barroso
Publicação: 09/12 e 16/12 às 20h

Oficina online de artes para jovens e adultos
Instrutora: Melissa Costa
Publicação: 11/12 e 18/12 às 20h

Live: Redes sociais para artistas
Palestrante: Andrea Monteiro
Data: 14/12 às 20h

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!