ACidade ON

João Doria anunciou novas restrições nesta segunda-feira (30).
Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
João Doria anunciou novas restrições nesta segunda-feira (30).


A região de Campinas vai regredir de fase do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate ao coronavírus . O anúncio foi adiantado para os órgãos de imprensa e confirmado durante coletiva pelo governador do estado, João Doria .

O retrocesso atinge todas as cidades que estavam na fase verde e foi anunciada um dia após a eleição do segundo turno da capital paulista, vencida por Bruno Covas (PSDB) o prefeito reeleito apoiado por Doria.


Até então, o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas estava na fase verde - mais flexível do plano-, mas regrediu para a fase amarela, aumentando as restrições de funcionamento do comércio e de setores da economia.

Você viu?

A região estava desde outubro na fase verde. Antes disso, DRS de Campinas ficou por mais de dois meses na fase amarela, entre os dias 8 de agosto a 9 de outubro (dia da classificação que permitiu o avanço).

Como fica?

Com a decisão, comércios e serviços vão voltar a funcionar menos horas por dia. Seguindo as regras, mesmo com a mudança, restaurantes, salões e academias continuam funcionando, mas com capacidade reduzida. Todos os setores voltam a ter ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local, com horário reduzido em até 10h diárias.

Atualmente, a ocupação desses locais era autorizada em 60% da capacidade, sem limite de horas por dia. Também serão proibidos eventos com público em pé.

Desencontros

Desde a semana passada, com uma alta na taxa de transmissão do coronavírus e nas internações no estado de São Paulo, o centro de contingência já havia sinalizado o pedido ao governador João Doria (PSDB) por uma volta no endurecimento nas medidas de isolamento social. Doria, por sua vez, afirmou que a regressão poderia acontecer dependendo do cenário encontrado.

A reclassificação do plano era programada para o último dia 16 de novembro, mas foi adiada para hoje (30), com o governo estadual alegando instabilidades nos dados sobre óbitos e casos por causa de falhas no sistema do governo federal.

Ontem (29), o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) disse que desconhecia qualquer informação de que a região de Campinas possa retornar a uma fase mais restrita do plano, citando que os números da doença ainda estavam tranquilos e não indicariam uma mudança. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!