ACidade ON

Chuvas recentes causaarm estragos em Campinas.
Reprodução
Chuvas recentes causaarm estragos em Campinas.

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp emitiu na manhã de hoje (1º) um alerta para tempo severo, com riscos de chuva e temporais em Campinas . O alerta vale para hoje e amanhã (2). 

De acordo com os meteorologistas do centro, a combinação de fatores dinâmicos e termodinâmicos favorecem a ocorrência de tempo meteorológico adverso em quase todo o território estadual, até pelo menos quarta-feira.  


O Cepagri alerta ainda que ao longo das próximas 48 às 72h, fatores dinâmicos e termodinâmicos proporcionam um ambiente atmosférico ideal para a formação e o desenvolvimento de tempestades em boa parte do estado. 

Você viu?

Segundo a previsão, as tempestades devem vir acompanhadas de chuva localmente forte e torrencial, rajadas de vento entre 60 e 70 km/h, intensa atividade elétrica (raios) e chances de granizo em alguns pontos. 

"A questão é o potencial para tempo severo, que pode acarretar transtornos ou perigo, como chuva muito intensa e volumosa, e os impactos como alagamentos em alguns pontos, além de rajadas de vento, raios, e até mesmo granizo", comentou o meteorologista do centro, Bruno Bainy. 

Hoje, os indicativos apontam para temporais ocorrendo de forma mais isolada e em menor duração (de 30 a 60 minutos), porém pontualmente severos. Já amanhã, de acordo com o centro, os indicativos apontam para condições favoráveis a uma maior organização dos sistemas tempestivos, proporcionando tempestades mais duradouras e com maior abrangência espacial. 

CUIDADOS 

A orientação geral dada pelos especialistas é a de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e das condições meteorológicas, bem como em possíveis alertas emitidos pelos órgãos competentes em caso da eminência de tempo severo. 

O uso de aplicativos para smartphones, tais como de previsão e acompanhamento do tempo, também é de grande auxílio. Além disso, é importante incluir no planejamento diário a possibilidade de ocorrência de tempestades com grau moderado de severidade, buscando o devido preparo para eventualidades, a fim de evitar riscos desnecessários à propriedade e à vida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!